Parceria beneficiará público assistido pelas duas Instituições (foto: Assessoria MP/PI)
As Oficinas de Pais e Filhos, desenvolvidas pela Defensoria Pública do Estado do Piauí por meio do Núcleo de Solução Consensual de Conflitos e Cidadania e Defensorias Públicas de Família, serão parceiras do Programa Reeducar, que é desenvolvido pelo Núcleo de Promotorias de Justiça de Defesa da Mulher Vítima de Violência Doméstica e Familiar (NUPEVID), do Ministério Público do Estado do Piauí.
A parceria deve ser formalizada a partir do Termo de Cooperação Técnica já firmado entre a Defensoria Pública e o Ministério Público, desde a implantação do Programa. Manifestação nesse sentido foi feita pela Promotora de Justiça, Dra. Amparo Paz , Coordenadora do NUPEVID que, juntamente com a psicóloga Cynara Veras, participou da última Oficina realizada nas dependências do Cejusc.
“O programa Reeducar contempla várias questões que estão presentes na vida do homem participante e da sociedade como um todo, inclusive as relações familiares. Com a parceria da Defensoria Pública, vamos oferecer mais uma oportunidade de discussão e reflexão dentro do grupo”, destaca Dra. Amparo Paz.
“Estamos muito felizes com essa parceria da Defensoria com o Ministério Público. O Projeto Reeducar representa tudo aquilo que a gente acredita, ou seja, no diálogo, na restauração, na educação, enfim, na paz. E para nós, a paz está as pessoas e na capacidade que todos nós temos de rever nossos atos e expandir o olhar para uma nova vida e novas possibilidades. A Oficina é um projeto de educação para o exercício de uma parentalidade saudável e consciente, e vai ser muito importante falar tudo isso para os homens do Reeducar”, afirma a Defensora Pública Dra. Débora Cunha Vieira Cardoso, Coordenadora do Núcleo de Solução Consensual de Conflitos e Cidadania da DPE-PI (NUSCC).
A Oficina de Pais e Filhos será realizada uma vez a cada edição do Reeducar, com módulos ministrados por um representante da Defensoria, tais como as Defensoras Públicas Dra. Débora Cunha Vieira Cardoso, Dra. Rosa Mendes Viana Formiga e o Defensor Público Dr. João Castelo Branco Vasconcelos Neto. Contando ainda com o reforço dos assessores da DPE-PI Juciara de Sousa Santiago, Letícia Castro Magalhães, Mauricema Holanda Nunes, Rosângela Ribeiro de Alexandrino, Viviane Ribeiro Freire, José Luiz de Sousa Júnior, Valéria Miranda de Araújo e Mercês Krystine Araújo Silva.