Notícias

Ouvidor da DPE-PI participa de Oficina de Ouvidorias no Paraná

Tamanho da letra A+ A-
Publicado em 05, outubro de 2017 às 14:08
Ouvidores reunidos em Curitiba

Ouvidores reunidos em Curitiba

O Ouvidor-Geral Externo da Defensoria Pública do Estado do Piauí, Nayro Victor Lemos Resende Leite, participou nos últimos dias 03 e 04 da Oficina “Ouvidorias Externas no Sistema de Justiça: Reflexões a partir da experiência nas Defensorias Públicas”, que foi realizada em Curitiba, estado do Paraná.

O evento contou com a participação de representantes das Ouvidorias Externas das Defensorias Públicas estaduais do país e integrantes de diversos movimentos sociais e teve por objetivo reunir experiências individuais, de ação institucional que possam contribuir para a atuação do Conselho de Ouvidorias Externas das Defensorias Públicas, no sentido de capacitar o órgão para uma ação política estratégica perante o atual contexto em que se encontram as instituições.

“Toda a discussão versa sobre a democratização da Justiça, com ênfase na implantação das Ouvidorias nas demais Defensorias Públicas do país”, diz Gerson da Silva, Ouvidor-Geral da Defensoria Pública do Paraná e anfitrião do evento. Apenas 11 Defensorias estaduais possuem atualmente Ouvidorias Externas.

Durante o evento ocorreu a reunião do Conselho Nacional de Ouvidores de Defensorias Públicas Estaduais, durante a qual o  Ouvidor-Geral da Defensoria Pública do Estado do Mato Grosso, Lúcio Andrade Hilário, falou sobre a dificuldade de expandir a atuação das Ouvidorias. Segundo ele, o empecilho seria a crise orçamentária que afeta praticamente todas as Defensorias do país.

“Faço uma avaliação positiva do evento. Tivemos a oportunidade de discutir questões fundamentais da democratização do acesso a Justiça, que tem como um de seus principais pilares a gestão democrática e participativa e a DPE é pioneira nesse modelo com a implantação da Ouvidoria Externa. O Conselho Nacional de Ouvidores tirou como diretriz avançarmos na criação de Ouvidorias nas Defensorias que ainda não têm e fortalecer cada vez mais esse modelo participativo”, diz o Ouvidor-Geral da DPE-PI, Nayro Victor Lemos.

Ouvidores reunidos em Curitiba

Ouvidores reunidos em Curitiba