O Ouvidor-Geral da Defensoria Pública do Estado do Piauí, Djan Moreira, participou, no último dia 06, da solenidade de encerramento do Projeto Nas Trilhas da Autonomia. Iniciativa do Centro de Reintegração Familiar e Incentivo à Adoção (CRIA), que tem como objetivo a construção da autonomia de crianças e adolescentes que vivem em Instituições de acolhimento ou egressos das mesmas.
Visando a melhoria da convivência entre as crianças e adolescentes em instituições de acolhimento, o projeto busca também a construção de laços e vínculos afetivos e de suporte, melhoria no desenvolvimento de habilidades socioemocionais, encaminhamento para cursos profissionalizantes, definição de metas e orientações acerca da inserção no mercado de trabalho.
A Assistente social, fundadora e coordenadora do CRIA, Francimélia Nogueira, falou sobre o projeto e a necessidade de continuidade do mesmo, na busca pelo fortalecimento da autoestima e preparação para a vida autônoma das crianças e adolescentes que residem em instituições de acolhimento. “A solenidade de encerramento do Projeto Nas Trilhas da Autonomia executado pelo CRIA com recursos do FIA, gerido pelo CMDCAT, foi um momento de muita emoção, onde adolescentes deram depoimento sobre o aprendizado e a importância para eles da presença da equipe técnica do CRIA, semanalmente, em suas vidas. Para o CRIA, o trabalho junto às 4 instituições de acolhimento, foi uma vitória, visto que há muito tínhamos este desejo de contribuir com o trabalho visando o fortalecimento da autoestima e preparação para a vida autônoma aqui fora, focando no empreendedorismo e qualificação profissional. Foram contemplados também os egressos da institucionalização. Agora é seguir, pois esta abordagem precisa ser continuada e a busca por parcerias para ofertar oportunidades para estes adolescentes e jovens deve ser incessante.”, disse.
O Ouvidor-Geral da DPE-PI, Djan Moreira, parabenizou a realização da iniciativa, ressaltando a relevância do Direito à Convivência Familiar e Comunitária. “Parabenizo o Centro de Reintegração Familiar e Incentivo à Adoção (Cria) e de forma muito especial a sua idealizadora e coordenadora, Francimélia Nogueira, que realiza um trabalho de excelência para as crianças e adolescentes que estão acolhidas institucionalmente. Esse projeto é muito importante, visando essa autonomia dos vínculos, autonomia diante de um desafio dentro vivido dentro do acolhimento, ou até quando já estiver fora”, afirmou.
A Promotora de Justiça e Coordenadora do Centro de Apoio Operacional da Infância e Juventude do Ministério Público do Piauí (MP/PI) – Joselisse Carvalho, enfatizou a importância do Fundo Municipal da Infância e da Adolescência. “O evento simboliza algo muito importante para o segmento da infância e juventude, em razão de estar encerrando um projeto de autonomia às crianças e adolescentes institucionais de Teresina. A importância também advém também do financiamento pelo Fundo Municipal da Infância e da Adolescência. E isso ressalta a importância da existência desse Fundo e da apresentação de projetos como esse”, disse.