O Ouvidor-Geral Externo da Defensoria Pública do Estado do Piauí, Djan Moreira, que é Coordenador Nacional da Primeira Infância do Conselho nacional de Ouvidorias das Defensorias Públicas, participou na última quinta-feira (31), do VIII Seminário Internacional do Marco Legal da Primeira Infância, realizado pela Secretaria da Mulher e Frente Parlamentar da Primeira Infância no auditório Nereu Ramos da Câmara dos Deputados, no Distrito Federal. Djan Moreira abordou a experiência exitosa da criação da Coordenação da Primeira Infância do Conselho Nacional de Ouvidorias das Defensorias Públicas do Brasil.
O Seminário teve como tema “Avanços e desafios na escuta das crianças e no enfrentamento à pandemia” e contou com programação acerca dos avanços na promoção dos direitos das crianças de 0 a 6 anos de idade, além de permitir a troca de experiências regionais em relação a boas práticas e políticas públicas para a Primeira Infância. A participação de Djan Moreira, em formato virtual, ocorreu no Painel 4, que tratava sobre Experiências e Perspectivas Multisetorias e Interinstitucionais na Região Nordeste.
Djan Moreira destacou a participação no evento. “Inicialmente eu quero agradecer a gentileza da Frente Parlamentar da Primeira Infância, que reúne a Câmara dos Deputados e o Senado Federal, na pessoa de sua Presidente, deputada federal Leandre Dal Ponte, reconhecer e agradecer por essa oportunidade à nossa querida doutora Ivânia Gerst, que indicou o nosso nome para apresentar essa experiência da criação da Coordenação da Primeira Infância do nosso Conselho Nacional de Ouvidorias de Defensorias Públicas do Brasil. Mais de um ano que a coordenação foi criada na gestão do presidente William Fernandes, Ouvidor-Geral da Defensoria Pública do Estado de São Paulo. Estou muito agradecido, honrado e feliz com essa oportunidade de ter apresentado para o Brasil e para o mundo, já que o Seminário é internacional, essa experiência exitosa da criação da Coordenação, uma contribuição do Nordeste para o Brasil através da nossa Coordenação. E aqui renovo os meus agradecimentos por todas as oportunidades, agradeço ao Defensor-Geral, Erisvaldo Marques, por sempre nos apoiar, dando condições para a gente chegar aonde estamos chegando e também á nossa Subdefensora-Geral, Carla Yáscar Belchior, em nome de quem saúdo todas as Defensorias”, disse, destacando ainda a realização do Projeto Conciliar pela criança, coordenadora pela Defensora Pública Sheila de Andrade, Diretora Cível da DPE-PI, e que visa conciliar/mediar conflitos de família que envolvam crianças e adolescentes.
Confira aqui o link do evento: