Francisca Cézar fala sobre o equilíbrio das emoções
A palestra “Sua Mente. Sua Identidade”, proferida pela emotional trainer Francisca Arruda Cezar, reuniu Defensoras e Defensores Públicos, servidores, estagiários e colaboradores da Defensoria , na tarde desta sexta-feira (22), no auditório da Casa de Núcleos da Instituição.
A palestrante foi recepcionada pela Diretora da Escola Superior da Defensoria (Esdepi), Defensora Pública Dra. Andrea Melo de Carvalho, que desejou uma tarde produtiva aos participantes.
Dra. Andrea Melo recepcionou a palestrante
Para a palestrante, Francisca Cézar, trabalhar a mente é fundamental para manter o equilíbrio emocional. “Hoje é muito comum falar sobre a mente. Estamos vivendo um tempo no qual está havendo essa consciência que precisamos tratar a mente além do corpo, porque vivemos em um período de muito stress, de muitas informações, onde as pessoas vão perdendo costumes simples, humanos, então há a necessidade de você pensar, organizar sua mente, rever os padrões, os valores, aquietar-se para poder realmente assumir sua vida como um todo”, disse.
Francisca Cézar destacou os benefícios que o equilibro da mente traz para os profissionais tanto no âmbito da Defensoria, como nas demais Instituições. “Porque, primeiro, o número de informações que temos diariamente já nos causa stress. Segundo, você vai ouvindo e acumulando e, sem perceber, os problemas alheios vão lhe afetando. Mesmo que você seja um profissional equilibrado, vai lhe afetando o ouvir e compartilhar as situações e dificuldades do outro, então é importante que todas as pessoas que trabalham com público, independente da classe social, tenham uma organização mental, porque através da organização mental você consegue ter o equilíbrio emocional”, ressaltou.
Defensoras e Defensores públicos participaram do momento
Avaliando a palestra, Dra. Andrea Melo diz que “para termos uma Instituição que corresponda aos anseios da sociedade carente do nosso Estado, já tão debilitada e cheia de problemas, os Defensores precisam estar fortes, mental e fisicamente. Somos ensinados a fortalecer o corpo em academias ou simplesmente com caminhadas, mas não somos ensinados a fortalecer a mente. Isso faz com que percamos a capacidade de resolver nossos próprios problemas, como resolver o dos nossos assistidos nessa situação? Eis aí a importância da palestra, para nos lembrar e ensinar a termos mais atenção à saúde mental”.