A Defensoria Pública é a instituição mais importante para a população brasileira. O dado consta em pesquisa realizada pelo Conselho Nacional do Ministério Público, no período de 9 de março e 29 de maio deste ano de 2017 em 170 municípios, incluindo todas as capitais do Brasil. Foram ouvidas 5.035 pessoas com idade superior a 16 anos. Segundo a avaliação, a Defensoria Pública com 92,4% está no topo de importância, seguida pelo Ministério Público, com 91,6% e pela Polícia com 90,4%. Em relação a última pesquisa realizada pelo Conselho, no ano de 2014, a Defensoria apresentou aumento de 7,4%.
A pesquisa teve por objetivo mensurar a satisfação da sociedade com a atuação do Conselho Nacional do Ministério Público e do Ministério Público, identificando a percepção dos brasileiros sobre a imagem das instituições em relação ao conhecimento, confiança, importância e avaliação. O trabalho foi realizado pela empresa GMR Inteligência e Pesquisa, com acompanhamento do CNMP.
Na mesma pesquisa a Defensoria Pública aparece também como a Instituição mais confiável, com 74,1%, ficando abaixo apenas das Forças Armadas, com 76,4%.
Os resultados da pesquisa realizada pelo Conselho Nacional do Ministério Público vêm confirmar dados obtidos em pesquisa local desenvolvida pela Defensoria Pública do Estado do Piauí junto ao seu público assistido que apontou, no período de mais a julho deste ano de 2017, o grau de satisfação com a Instituição por parte de cerca de 85% do referido público. O levantamento foi realizado após os assistidos passarem pelo atendimento no Núcleo Central da Defensoria e envolveu 512 pessoas no período.
A pesquisa de satisfação dos usuários da DPE-PI foi implantada desde janeiro de 2017 com a proposta de identificar aspectos importantes relacionados a qualidade dos serviços, com o fim de proporcionar um atendimento mais humanizado, buscando a credibilidade junto aos cidadãos. “A ideia de saber o grau de satisfação é imprescindível para cumprir metas estabelecidas a partir das necessidades dos assistidos, além de estabelecer um elo de comunicação para conhecimento sobre a situação do nosso atendimento, correspondendo às expectativas dos mesmos”, explica a Chefe de Gabinete da Defensoria Pública, Dra. Patrícia Ferreira Monte Feitosa.
“Muito nos honra saber que a Defensoria Pública em todo o país obtém esse reconhecimento. O resultado incentiva para que procuremos aprimorar nossas ações cada vez mais, na certeza de que estamos correspondendo ao que é esperado. Quem está nos abalizando é exatamente a população, para um Defensor Público não existe melhor avaliador do seu trabalho. Traz a sensação de dever cumprido e a certeza de que se faz necessário melhorar a cada dia para continuarmos merecedores desse respeito”, diz o Subdefensor Público Geral, Dr. Erisvaldo Marques dos Reis.
“Os resultados obtidos na pesquisa realizada pelo Conselho Nacional do Ministério Público são de extrema importância para todos nós que fazemos a Defensoria Pública. pois refletem de uma forma direta o resultado do nosso trabalho. Saber que superamos Instituições de relevante importância no cenário Nacional e que temos essa consideração e respeito por parte da população, só nos inventiva a melhorar cada vez mais buscando sempre proporcionar um atendimento qualificado aos que nos procuram”, afirma a Defensora Pública Geral do Estado do Piauí, Dra, Francisca Hildeth Leal Evangelista Nunes.
Além da Defensoria Pública, participaram da avaliação feita pelo Conselho Nacional do Ministério Público as seguintes instituições: Forças Armadas, Ministério Público, Ordem dos Advogados do Brasil, Conselho Nacional de Justiça, Órgãos e Instituições do Poder Judiciário como Tribunal de Justiça e Superior Tribunal Federal; Polícia, Conselho Nacional do Ministério Público, Prefeitura, Assembleia Legislativa, Congresso Nacional e partidos políticos.