Notícias

Primeiro Encontro de Defensores da Execução Penal foi considerado exitoso

Tamanho da letra A+ A-
Publicado em 02, outubro de 2017 às 17:37
Dra. Hildeth Evangelista e Defensores participantes do Encontro de Execução Penal

Dra. Hildeth Evangelista e Defensores participantes do Encontro de Execução Penal

Foi considerado exitoso o primeiro Encontro de Defensores Públicos da Execução penal realizado pela Defensoria Pública do Estado do Piauí no último fim de semana. O evento, realizado em parceria com a Escola Superior da Defensoria Pública contou com a presença de todos os Defensores Públicos que atuam na Execução Penal em Teresina e também no interior do Estado.

O Encontro abordou temas de interesse dos Defensores Públicos que atuam na Execução Penal, tais como Tutela Coletiva na Execução Penal, Litigância Estratégica da Defensoria Pública na Execução Penal, Guias de Execução, Presos Provisórios e Sentenciados e Associação de Proteção de Assistência ao Condenado, entre outros.  As mesas de debates foram conduzidas pelos Defensores Públicos Dra. Irani Albuquerque Brito, Dr. Ricardo Moura Marinho, Dr. Roosevelt Furtado de Vasconcelos Filho, Dra. Sheila de Andrade Ferreira, Dra. Germana Melo Bezerra Diogenes Pessoa, Dr. Leonardo Fonseca Barbosa, Dr. Fabrício Márcio de Castro Araújo, Dra.Patrícia Ferreira Monte Feitosa e Dra. Maria Teresa de Albuquerque Soares Antunes Correia.

A Defensora Pública Geral, Dra. Francisca Hildeth Leal Evangelista Nunes, que esteve presente ao Encontro destacou a importância de um trabalho unificado. “Nesse momento sabemos a realidade das unidades prisionais no nosso Estado é fundamental essa troca de experiências entre os Defensores Públicos que atuam na área da Execução Penal na capital e interior do Estado.  Para além da padronização do nosso atendimento, temos o suporte de podermos contar uns com os outros nessa atuação”, disse Dra. Hildeth Evangelista que aproveitou para agradecer o interesse e a participação de todos os Defensores e Defensoras Presentes.

“O primeiro encontro dos Defensores da Execução Penal. realizado no último final de semana foi uma excelente oportunidade de discutir questões  atinentes ao cumprimento da pena, benefícios, padronização de atendimento entre outros assuntos. Oportunidade na qual Defensores da capital e do interior puderam trocar experiências e se reunir em torno de temas relevantes. Cresce a vontade de dar seguimento a este tipo de encontro”, avalia Defensora Pública Dra. Sheila de Andrade Ferreira, que atua em regime de Substituição na 1ª Defensoria Pública de Execução Penal.

“Foi um evento extremamente importante. Já era um anseio dos defensores que atuam na execução penal e, após a rebelião em Floriano e a tentativa de rebelião em Parnaíba em menos de uma semana, intensificou esse sentimento. E o que vi nesse encontro foi a vontade de fazer mais e fazer melhor. Compreendemos que o caos do sistema prisional merece maior atenção. Então, elaboramos algumas proposições a serem encaminhadas a Defensora Publica Geral, Secretaria de Justiça e unidades prisionais. Estamos nos organizando para uma atuação estratégica. Estamos nos organizando para fortalecer a presença da Defensoria Publica no caos dos sistema prisional e aliviar um pouco a tensão que lá existe”, destaca Dr. Leonardo Fonseca Barbosa, Titular da 5ª Defensoria Pública de Parnaíba.