Notícias

Projeto Conciliar pela Criança alcança mais de 86% de êxito e entra para o calendário anual da Defensoria Pública

Tamanho da letra A+ A-
Publicado em 10, novembro de 2021 às 14:02

conciliar

A primeira edição do Projeto Conciliar pela Criança:  Defensoria Pública pela Prioridade Absoluta, realizado pela Defensoria Pública do Estado do Piauí no período de 25 a 29 de outubro alcançou 86,27% de sessões frutíferas das 145 audiências designadas, demonstrando a importância da mediação e conciliação para a solução de conflitos.

Iniciativa da Diretora Cível da DPE-PI, Defensora Pública Sheila de Andrade Ferreira e executado em conjunto com o Coordenador e a Defensora Auxiliar do Núcleo de Solução Consensual de Conflitos e Cidadania (NUSCC), respectivamente Defensor Público Gerson Henrique Silva Sousa e Defensora Pública Alynne Patrício de Almeida Santos,o projeto tem parceria da Universidade Estadual do Piauí (UESPI e o Laboratório Central do  (Lacen),   foi realizado na Sede da Defensoria Pública  e aconteceu no formato híbrido.

0001

Devido aos resultados alcançados a Defensoria Pública decidiu por incorporar a ação ao seu calendário anual. Durante a semana foram realizados 12 exames de DNA no setor específico para essa finalidade que também prestou informações e esclarecimentos aos assistidos. No total a Semana proporcionou ainda, além das sessões,  86 atendimentos ao público presente. Também foram realizadas 7 sessões extrapauta, das quais 6 tiveram resultado satisfatório, sendo que a infrutífera foi reagendada, já que as partes concluíram ainda ser possível uma conciliação futura.

“Venho aqui agradecer profundamente as pessoas que participaram do Projeto Conciliar pela Criança:  Defensoria Pública pela Prioridade Absoluta. Os acordos realizados na última semana do mês de outubro chegaram a uma proporção de mais de oitenta e seis por cento, o que é muito relevante e exalta a potencialidade das mediações e conciliações na pacificação dos conflitos. Realizamos as sessões híbridas que foram muito bem aceitas e pudemos proporcionar aos assistidos que estavam distante e não puderam comparecer presencialmente a possibilidade de participarem e resolverem as suas contendas da maneira pacífica e satisfatória. Quero sinceramente reforçar o meu muito obrigado, o obrigado de toda a Defensoria Pública,  aos parceiros  Uespi e Lacen, que nos ajudaram significativamente a alcançar esses resultados, provando que um atendimento qualificado e humanizado é na verdade uma verdadeira lição de cidadania”, ressalta a Defensora Pública Sheila de Andrade.

O Defensor Público Geral do Estado do Piauí, Erisvaldo Marques, também destaca os resultados alcançados. “Reafirmamos que estamos imensamente satisfeitos com os resultados alcançados pelo Projeto Conciliar pela Criança:  Defensoria Pública pela Prioridade Absoluta, desenvolvido com muita competência por todos os envolvidos entre os quais nossos parceiros Uespi e Lacen. Iniciativas como essa são de extrema importância quando se busca a garantia de direitos assim como para a cultura da paz, tão necessária para as relações humanas. O projeto, de tão satisfatório já passa a integrar nosso calendário anual, podendo ser inclusive futuramente estendido para o interior do Estado. Esperamos que ele sirva de estímulo para que mais iniciativas voltadas para o atendimento eficaz da população sejam desenvolvidas dentro da Defensoria Pública”, afirma.