Notícias

Projeto ‘Mente Cidadã’ foi tema de reunião entre Defensoria Pública e vice-governadora Regina Sousa

Tamanho da letra A+ A-
Publicado em 10, fevereiro de 2022 às 14:08

4

O projeto “Mente Cidadã: Família, Vulnerabilidade Social e Saúde Mental”, iniciativa desenvolvida pela Defensoria Pública do Estado do Piauí (DPE/PI),por idealização e com a coordenação da Defensora Pública Patrícia Ferreira Monte Feitosa, Diretora de Primeiro Atendimento Cível da DPE/PI, foi o tema de reunião na última quarta-feira (9) com a Vice-Governadora do Estado do Piauí, Regina Sousa, da qual participaram a Subdefensora Pública Geral do Estado do Piauí, Carla Yáscar Bento Feitosa Belchior e Defensora Pública Patrícia Monte.

Defensora Patrícia Monte e a Subdefensora Carla Yáscar participam de reunião com a vice-governadora Regina Sousa na quarta (9), sobre o projeto Mente Cidadã

Defensora Patrícia Monte e a Subdefensora Carla Yáscar participam de reunião com a vice-governadora Regina Sousa na quarta (9), sobre o projeto Mente Cidadã

A reunião partiu de uma iniciativa da Vice-Governadora Regina Sousa, que se mostrou sensibilizada com a situação do sistema de saúde mental no Estado e pediu o encontro com o objetivo de tratar sobre a criação de um plano de ação a ser desenvolvido pela Defensoria Pública do Estado do Piauí em parceria com o Governo do Estado, visando desenvolver políticas públicas voltadas para a saúde mental.

“Estou pedindo a colaboração para elaborar um projeto que possa ser desenvolvido a curto prazo. E outros, de longo prazo, para depois darmos continuidade. Mas precisamos abrir a porta para a questão da saúde mental no Piauí. Então eu estou conversando com muita gente. Já fui eu conversei com os profissionais da área, para ver se juntamos um maior número de envolvidos com o mesmo objetivo, e possamos chegar em projeto comum, que possa ser desenvolvido pelo Governo do Estado, pela Secretaria de Saúde, todos os colaboradores que puderem vir”, enfatizou Regina Sousa.

A Defensora Pública e idealizadora do projeto ‘Mente Cidadã’, Patrícia Monte, destaca a importância da mobilização. “O Projeto Mente Cidadã tem sido fundamental para conseguirmos recuperar vínculos familiares de pessoas com transtornos mentais, além de levar cidadania a essas pessoas e seus familiares. É muito importante para nós saber que essa iniciativa despertou o interesse do Governo do Piauí, já que sabe-se que a questão da saúde mental necessita realmente de um olhar diferenciado, especialmente nesse tempo de pandemia, que contribuiu para que mais pessoas adoecessem ou tivessem seus transtornos agravados. Nos colocamos a disposição da Vice-Governadora, para juntos estendermos esse atendimento, conseguindo abranger mais pessoas em todo o Piauí, alcançando resultados satisfatórios como os já conseguidos junto aos internos do Hospital Areolino de Abreu, onde realizamos com êxito o Mente Cidadã”, afirma a Defensora.

Defensora Patrícia Monte e a Subdefensora Carla Yáscar participam de reunião com a vice-governadora Regina Sousa na quarta (10), sobre o projeto Mente Cidadã

A Defensora Patrícia Monte, idealizadora do Projeto Mente Cidadã, presenteou a vice-governadora com uma camiseta

A Subdefensora Pública Geral, Carla Yáscar Belchior, também enfatiza a importância do projeto assim como o interesse do Governo pela iniciativa. “Foi uma reunião bem proveitosa com a Vice-Governadora Regina Sousa. Para nós da Defensoria Pública é relevante saber que iniciativas como o Projeto Mente Cidadã estão despertando o interesse dos gestores estaduais, que veem no Projeto uma forma de buscar a atenção adequada às pessoas com transtornos mentais, que representam um significativo percentual da população piauiense. Vivemos tempos difíceis, e todos os transtornos causados pela atual pandemia que assola o mundo também se refletem negativamente na saúde mental da população piauiense. Nos anima o interessa do Governo do Estado por esse projeto e o fato de buscar a Defensoria para um trabalho conjunto, que irá beneficiar ainda mais pessoas que aquelas que hoje já estão inseridas. Importante destacar o empenho da Defensora Patrícia Monte, que idealizou e coordena tão bem o Mente Cidadã, levando cidadania a essas pessoas com transtornos mentais, assim como a seus familiares”, afirmou.