Notícias

Projeto Mente Cidadã inicia atividades de 2022 levando atendimento e serviços para o Hospital Areolino de Abreu

Tamanho da letra A+ A-
Publicado em 29, janeiro de 2022 às 09:41

mente1

A Defensoria Pública do Estado do Piauí realizou nesta sexta-feira (28) no Hospital Areolino de Abreu, a primeira edição de 2022 do Projeto “Mente Cidadã: Família, Vulnerabilidade e Saúde Mental”, idealizado e coordenado pela Defensora Pública, Patrícia Ferreira Monte Feitosa, Diretora de Primeiro Atendimento. A ação contou com a participação da Subdefensora Pública Geral do Estado do Piauí, Carla Yáscar bento Feitosa Belchior; da Defensora Pública Alynne Patrício de Almeida Santos, Defensora Auxiliar do Núcleo de Solução Consensual de Conflitos e Cidadania da Defensoria (NUSCC), da equipe do Hospital e de órgãos e Instituições parceiras, entre os quais a Secretaria da Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos (Sasc), a Defensoria Pública da União (DPU) e Secretaria de Estado para Inclusão da Pessoa com Deficiência (SEID), a Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (Semcaspi), Fundação Municipal de Saúde (FMS) e Instituto de Identificação.

WhatsApp Image 2022-01-28 at 13.38.59(4)

A assistente social do Hospital Areolino de Abreu Francisca Maria Soares, destacou a relevância da ação. “Esse projeto, Mente Cidadã, é imprescindível aqui para nós do Areolino. A primeira edição foi um sucesso, por meio dos serviços ofertados tivemos várias desinternações, com documentação, com benefício, com inserção em residência terapêutica, isso para pessoas que estavam aqui sem identificação nenhuma. Por isso pedimos prioridade nesse ano, nessa segunda edição”, disse.

Claude Girão Santidade, coordenador da Pessoa com Deficiência da SEID também falou sobre a importância do atendimento. “É um trabalho de extrema importância, porque temos a oportunidade de ofertar programas como passe livre, passe livre cultura, passe livre intermunicipal e carteirinha do autista, bastando dar entrada por meio da Sasc. Por incrível que pareça, em pleno 2022, ainda existem situações de pessoas com deficiência que ficam trancadas em casa porque não sabem que tem esses direitos. Aqui podemos trabalhar para tirar essas pessoas do anonimato. Daí a importância desse projeto da Defensoria. Levando conhecimento para eles, para as famílias , para as pessoas que não conseguem ter políticas públicas. É sensacional!”

 

WhatsApp Image 2022-01-28 at 13.38.59(2)

Roberto Oliveira, gerente do Programa de Assistência de Renda e Benefícios Socioassistenciais da Sasc, ratificou a opinião dos demais. “É muito importante essa ação da Defensoria, que permite essa parceria com os demais órgãos, trazendo o fortalecimento das políticas públicas e também desburocratizando o acesso aos serviços para os cidadãos. Nós, enquanto Sasc, nos sentimos muito felizes de participar desse projeto, porque é uma oportunidade de falar sobre programas como cadastro único, auxílio Brasil, passe livre da pessoa idosa, passe livre cultura e da pessoa com deficiência, e trazer informações para que o usuário possa ter acesso a outros programas e serviços. Parabenizamos a Defensoria por essa ação e esperamos que dessa forma possam ser formados mais multiplicadores e mais pessoas possam ter acesso a esses programas e benefícios”, destacou.

Mente Cidadã

A Defensora Pública Patrícia Monte avaliou positivamente a ação. “Foi muito proveitosa! Fizemos vários atendimentos para registro e documentação civil de internos, ações de curatela, e orientações sobre previdência social, atendimentos pra cadastro do CadUnico, passe livre, serviços de corte de cabelo; enfim, vários internos e familiares beneficiados com a ação! Sempre grata aos órgãos parceiros: Instituto de Identificação, Sasc, Sine , Semcasp, DPU, FMs; e ao apoio da gestão da Defensoria, que tem compreendido a importância do projeto”, afirmou.