Com o objetivo de alinhar como serão feitas as análises dos processos referentes à Força-Tarefa Defensorial que ocorrerá junto aos internos da Penitenciária Regional José de Deus Barros, em Picos, no próximo mês de maio, foi realizada nesta terça-feira (19), reunião virtual entre as Coordenadoras do Projeto Força-Tarefa Defensorial, Subdefensora Pública Geral, Carla Yáscar Bento Feitosa Belchior e a Diretora Criminal da DPE-PI, Irani Albuquerque Brito; as Defensoras Gilmara Guimarães Bezerra Pessoa e Julieta Sampaio Neves Aires; o Defensor Público Ricardo Moura Marinho, e os servidores João Batista Luzardo Soares Neto, da Diretoria Regional e Marcos Danilo Rodrigues de Sousa, da Defensoria Regional de Picos.
Segundo a Subdefensora Pública Geral, Carla Yáscar Belchior, durante o encontro virtual foram discutidos detalhes que são fundamentais para a realização da ação. “Verificamos quais documentos ainda são necessários solicitar junto a Vara de Picos e também à Secretaria de Estado da Justiça, para instruir os pedidos de remição por trabalho e estudo, e também conversamos sobre como planejar os atendimentos presenciais, que deverão ocorrer dias 02,03 e 04 de maio, em Picos”, explicou.
O Projeto Força-Tarefa Defensorial tem por objetivo desenvolver ações visando analisar, revisar e fazer petições que corrijam injustiças, ilegalidades e distorções administrativas, com vistas a tutelar os direitos das pessoas privadas de liberdade. Também atua em casos relacionados a atendimentos cíveis dos quais os reeducandos necessitem.