Notícias

Reunião entre Defensoria Pública e OAB Piauí tratou sobre Direitos das Pessoas com Espectro do Autismo

Tamanho da letra A+ A-
Publicado em 11, outubro de 2022 às 14:09

Reunião OAB

O Defensor Público Geral do Estado do Piauí, Erisvaldo Marques dos Reis, e a Defensora Pública Patrícia Ferreira Monte Feitosa estiveram reunidos na manhã desta terça-feira (11) com representantes da Comissão de Relações Institucionais e Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Autismo, ambas da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Piauí (OAB/PI), com o objetivo de discutir os Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista, como um diagnóstico precoce, tratamentos, terapias e o fornecimento de medicamentos pelo Sistema Único de Saúde (Sus); o acesso à educação; à proteção social; ao trabalho e a serviços que propiciem a igualdade de oportunidades.

A Defensora Pública Patrícia Ferreira Monte, Diretora de Primeiro Atendimento da DPE/PI, fala da importância da temática abordada. “Uma aproximação institucional entre Defensoria Pública e OAB Piauí é muito importante, visando o diálogo com o objetivo de articular, promover e até desenvolver políticas públicas voltadas para as pessoas com transtorno do espectro autista. Deliberamos sobre a necessidade de realização de uma audiência pública para discutir  o tema a fim de provocar os órgãos municipais e estaduais sobre a efetivação desses direitos para essa população”, pontua.

Presidente da Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Autismo, Mirna Mousinho destaca o objetivo do encontro. “Nós viemos, justamente estreitar os laços entre a OAB Piauí e a Defensoria Pública porque nós sabemos do papel dessas grandes instituições e nós em breve estaremos aqui trazendo a cartilha sobre direitos autistas, justamente para conscientizar as pessoas, os órgãos públicos no que tange aos direitos na conscientização e conhecimento desse tema que é tão importante e urgente, e assim que a cartilha estiver pronta, a gente volta novamente em parceria com a doutora Patrícia Monte, pra gente conscientizar a sociedade como um todo a respeito do autismo”, destacou.

O Defensor Público Geral do Estado do Piauí, fala sobre a reunião. “A Defensoria Pública do Piauí, com o objetivo de colaborar com a promoção de políticas públicas voltadas para as pessoas com transtorno do espectro autista se reuniu com representantes da OAB Piauí para tratar sobre essa temática tão importante, com o objetivo de dar visibilidade às dificuldades enfrentadas pelas famílias com filhos com esse diagnóstico, promovendo o debate e acolhimento de propostas para serem direcionadas aos órgãos competentes, para a promoção de cidadania voltadas para essa população”, enfatizou.