Notícias

Sala para atendimento da Defensoria Pública é reinaugurada na Penitenciária Feminina

Tamanho da letra A+ A-
Publicado em 09, agosto de 2018 às 15:20
Dra. Viviane Setúbal e Dra. Sheila Andrade durante reinauguração da sala da DPE-PI na Penitenciária Feminina

Dra. Viviane Setúbal e Dra. Sheila Andrade durante reinauguração da sala da DPE-PI na Penitenciária Feminina

As Defensoras Públicas Dra. Viviane Pinheiro Pires Setúbal e Dra. Sheila de Andrade Ferreira, respectivamente Diretora Criminal e Coordenadora do Sistema Prisional da Defensoria Pública, participaram na última quarta-feira (09), da reinauguração da Sala da Defensoria na Penitenciária Feminina de Teresina. A sala é destinada aos atendimentos diários feitos pela Instituição às assistidas que se encontram cumprindo pena, tanto em regime provisório, como as que foram condenadas.

Na oportunidade a Diretora da Penitenciária Feminina, Cristiane de Braga Antunes da Costa, destacou que a sala é um local melhor adequado para a atuação da Defensoria. “Esse espaço vai garantir o melhor atendimento para as reeducandas que necessitam muito das ações da Defensoria Pública. Buscamos proporcionar um local para que ocorra maior interação com as  assistidas”, disse.

“O espaço é muito importante, porque além de fixar a Defensoria no estabelecimento prisional, proporciona as condições mínimas adequadas e necessárias tanto para os Defensores, como para as assistidas. É uma questão de respeito à dignidade. Hoje é um dia de alegria comemoração e vitória. Quanto mais somos gratos pelas conquistas que conseguimos realizar, mais elas vêm, com maior naturalidade, e os desafios são superados mais facilmente  com a ajuda de todos. Desde 2007 atuando na área criminal, sempre destaquei que o lugar no qual me sentia melhor dentro do Sistema é a Penitenciária Feminina,  não só porque ela seja feita na maioria por mulheres, mas porque o clima de trabalho e o tratamento para com a Defensoria,  sempre foi muito especial. Hoje estamos aqui para agradecer e também para parabenizar, reconhecendo o trabalho feito por vocês. Estamos felizes pelas conquistas e queremos continuar parceiros da Secretaria de Justiça. Realizamos aqui várias atividades que ultrapassam o atendimento jurídico, temos nossas limitações e desafios, mas reconhecendo a importância de cada parceiro, iremos sempre conseguir”, afirmou Dra. Viviane Setúbal.

Dra. Viviane Setúbal durante a solenidade de reinauguração da sala

Dra. Viviane Setúbal durante a solenidade de reinauguração da sala

“A reinauguração da sala da Defensoria é extremamente importante, porque é uma delimitação do nosso espaço, que identifica o Defensor e as assistidas. Nela podemos fixar as escalas do Sistema Prisional, seja em relação aos Defensores que atendem as presas provisórias, seja as sentenciadas, ou qualquer outro Defensor submetido à Diretoria Criminal. O espaço possibilitará um atendimento cada vez mais zeloso, proporcionando que nos seja repassada algum tipo de denúncia ou alguma comunicação mais sigilosa. Além desse contato mais reservado coma presa, essa sala nos dá o resguardo para  guardar a o material para nossas ações dentro do presídio, assim como a documentação necessária para nossas consultas, ou seja, vai proporcionar um atendimento cada vez mais qualificado, que é o nosso objetivo em relação as Unidades Prisionais”, destacou Dra. Sheila Andrade.

“A sala é de salutar importância, porque garantirá um atendimento melhor às assistidas pela Instituição que se encontram na Penitenciária Feminina, em um  espaço mais adequado para que os nossos Defensores e Defensoras da Diretoria Criminal possam desenvolver seu trabalho, garantindo o resguardo essencial à proteção dos direitos das pessoas encarceradas. Agradecemos  a parceria com a Secretaria de Justiça,  que entendeu a  necessidade de disponibilização do local,  que será mais uma ferramenta para que a Defensoria possa funcionar ali de forma ativa”, ressaltou a Defensora Pública Geral, Dra. Francisca Hildeth Leal Evangelista Nunes.