Notícias

Subdefensora Pública Geral divulga ações da Semana Nacional da Defensoria Pública na Jockey FM

Tamanho da letra A+ A-
Publicado em 09, maio de 2019 às 14:28
Dra. Carla Yáscar Belchior em entrevista na Jockey FM

Dra. Carla Yáscar Belchior em entrevista na Jockey FM

A Subdefensora Pública Geral do Estado do Piauí, Dra. Carla Yáscar Bento Feitosa Belchior, divulgou as ações da Semana Nacional da Defensoria Pública na Jockey FM, durante o Programa Cassa Notícias desta quinta-feira (09).  Dra. Carla Yáscar coordena no Piauí a Semana, que transcorre de 13 a 18 de maio, em uma iniciativa anual da Associação Nacional de Defensoras e Defensores Públicos (ANADEP), com o apoio das Associações Estaduais e do Colégio Nacional de Defensores Gerais (CONDEGE), sendo desenvolvida no Estado em conjunto com a Associação Piauiense de Defensoras e Defensores Públicos (APIDEP).

Durante o programa, Dra. Carla Yáscar Belchior discorreu sobre a programação que inicia no dia 13 de maio com ação na Penitenciária Feminina de Teresina, prossegue no dia 14 com atendimento e Roda de Conversa com Defensores Públicos no Centro Social Urbano do Parque Piauí e contará com realização de palestras pertinentes ao tema da Campanha que neste ano é “Defensoria Pública e os Direitos das Mulheres”, com o slogan “Em Defesa Delas”. A partir do dia 16, no turno da tarde, as palestras integrarão a programação Acadêmica da Escola Superior da Defensoria Pública (Esdepi).

“O mais importante dessa programação, desenvolvida durante a Semana, é a educação em direitos e a defesa da igualdade dos gêneros. Teremos palestras importantes sobre temas voltados para os direitos das mulheres e também outras informações pertinentes à área do Direito. Abordaremos temas como a Oficina de Pais e Filhos, que promove o diálogo no seio da família, obtendo soluções consensuais na maioria das demandas, demonstrando alto grau de resolutividade. No Núcleo de Solução Consensual de Conflitos da Defensoria , por exemplo, a mediação tem sido responsável por cerca de 80% dos acordos entre as partes, trata-se de uma solução mais rápida que a judicialização, o que tem contribuído inclusive para desafogar o Judiciário”, destacou Dra. Carla Yáscar Belchior.

A Subdefensora Pública Geral também informou sobre a Sessão Solene do Conselho Superior da Defensoria, que será realizada na quinta-feira, dia 16, às 16h , no auditório do Fórum Eleitoral do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), localizado na  Avenida Marechal Castelo Branco, Nº 1150, no bairro Ilhotas. “Durante a Sessão Solene faremos a entrega das Medalhas do Mérito Defensorial para pessoas que prestaram e prestam relevantes serviços à causa dos necessitados e contribuem para o engrandecimento da Defensoria Pública. A escolha dos homenageados é sempre criteriosa e passa pela aprovação do Conselho Superior”, explicou.

Dra. Carla Yáscar Belchior finalizou a participação na Jockey FM convidando a todos que tenham interesse em discutir os temas abordados durante a Semana Nacional da Defensoria Pública, para que compareçam às palestras. “Esperamos contar não apenas com a presença de Defensoras, Defensores Públicos e estudantes de Direito, mas de todos os que se sintam interessados em discutir os direitos das mulheres em várias esferas, como mulheres negras, que são comprovadamente as maiores vítimas de violência, mulheres trans, além de encarceramento feminino, conflitos familiares, sexualidade e direitos e o novo Código do Processo Civil, que veio para dar mais estímulo à mediação, enaltecendo um trabalho já desenvolvido pela Defensoria Pública no fomento à solução consensual de conflitos e na busca pela igualdade de direitos”, afirmou a Subdefensora.