A Subdefensora Pública Geral do Estado do Piauí, Carla Yáscar Bento Feitosa Belchior, participou na última quinta-feira (31) do lançamento da 1ª edição do Prêmio Teresa Cristina, ocorrida no Teatro do Sesc Cultural. Criado pelo Decreto nº 22.223, 14 de março de 2022, o prêmio é uma iniciativa da Prefeitura de Teresina, por meio das Secretarias Municipais de Políticas Públicas para as Mulheres – SMPM e de Desenvolvimento Econômico e Turismo – SEMDEC, e certificará as empresas privadas de pequeno, médio e grande porte e instituições públicas localizadas em Teresina que busquem e colaborem para a inserção , permanência e valorização de mulheres no mercado de trabalho formal, estabelecendo projetos, programas ou ações em prol da equidade de oportunidades entre homens e mulheres nas relações de emprego, qualidade de vida no ambiente de trabalho; ações de enfrentamento a violência contra a mulher; valorização da mulher no ambiente de trabalho, assim como que cumpram regularmente suas obrigações fiscais e pratiquem a Responsabilidade Social.
Presente à solenidade, o Prefeito Dr. Pessoa destacou a importância da iniciativa. “É um momento de grande alegria em poder homenagear as mulheres e, junto a secretária Karla Berger, vamos trabalhar para a valorização da mulher. A Prefeitura de Teresina está com grandes projetos voltados para as mulheres e não vamos medir esforços para dar esse reconhecimento merecido”, declarou.
A secretária Municipal de Políticas para as Mulheres (SMPM), Karla Berger, ressaltou o suporte da gestão no intuito de proporcionar benefícios às mulheres.“O compromisso, por meio da gestão do Dr. Pessoa, é transformar Teresina em uma capital mais segura para todas as mulheres. O prêmio Teresa Cristina inclusive saiu da cabeça e do coração do nosso prefeito: Teresina já nasceu feminina. Uma frase que veio dele que tocou muito a gente no momento de mostrar toda essa sensibilidade que ele tem na política da mulher. Com esse prêmio vamos mostrar a importância de olhar a equidade de gênero”, disse.
“A diferença entre os ganhos é apenas um dos problemas enfrentados pelas mulheres no mercado de trabalho porque existem outras situações negativas como dificuldade de acesso a gestão e liderança, entre outras séries de situações que colocam as mulheres em situação de vulnerabilidade. É preciso que cada um de nós entenda que essa não é só uma luta das , e nós homens devemos ir para essas fileiras pela defesa e igualdade de gênero”, ressaltou o secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Marcelo Eulálio.
A Subdefensora Pública Geral, Carla Yáscar, destacou o quanto é importante que as administrações públicas e privadas voltem o olhar para o apoio e desenvolvimento de políticas públicas voltadas para as mulheres. “Iniciativas como esta da Prefeitura são oportunas por servirem para as empresas e instituições como estímulo para a adoção de medidas que visem ao tratamento igualitário de homens e mulheres e combate à discriminação de gênero em suas respectivas atuações”, afirmou.
O prêmio
Anualmente, o prêmio será concedido a todas as empresas entre micro, pequenas, médias e grandes empresas que desenvolverem diretrizes para políticas públicas voltadas para a igualdade de gênero.
As inscrições para o prêmio são gratuitas e deverão ser realizadas no período de 01 de abril de 2022 a 01 de maio de 2022, de forma on-line por meio de ficha de inscrição. O edital do prêmio será lançado na noite do dia 31 de março. A lista das empresas e instituições selecionadas para receber o prêmio será apresentada ao público, em agosto de 2022, com premiação entregue durante programação em alusão ao aniversário de Teresina.
*Com dados da Prefeitura de Teresina