Notícias

Subdefensora Pública Geral participou de sessão virtual na qual foi eleita a nova Diretoria do Condege

Tamanho da letra A+ A-
Publicado em 18, junho de 2020 às 12:30

condege1

A Subdefensora Pública Geral do Estado do Piauí, Carla Yáscar Bento Feitosa Belchior, participou no último dia 10, por videoconferência, da XLI Sessão Ordinária do Colégio Nacional de Defensores Públicos Gerais, Condege, durante a qual foi eleita a nova Diretoria Executiva do Colegiado.

Eleita por seus pares, a Defensora Pública Geral do Distrito Federal, Maria José de Nápolis, é a nova Presidente do Condege. Os demais eleitos são o Defensor Público Geral do Rio Grande do Norte, Marcus Vinicius Soares Alves, como Vice-Presidente; o Defensor Público Geral do Amazonas, Ricardo Queiroz de Paiva, como Secretário-Geral e o Defensor Público Geral de São Paulo, Florisvaldo Fiorentino Júnior, como Secretário-Adjunto.

Em seu discurso, Maria de Nápolis parabenizou a anterior Diretoria Executiva do Condege, na pessoa do seu Presidente José Fabrício Silva de Lima, Defensor Público Geral do Estado de Pernambuco, pelo relevante trabalho realizado e  agradeceu ao apoio dos componentes da nova Diretoria, salientando sentir-se honrada em representar a Defensoria Pública do Brasil, por meio do Colegiado.

Durante a Sessão foram discutidos ainda a organização das Defensorias Estaduais para o retorno do atendimento presencial, com a elaboração de estratégias seguras para essa retomada; o enfrentamento do julgamento da Ação Direta de Inconstitucionalidade n° 4636, que trata da desnecessidade de inscrição de Defensoras e Defensores Públicos nos quadros da Ordem dos Advogados do Brasil e  estratégias para o enfrentamento do julgamento da Ação Direta de Inconstitucionalidade n° 4667, que trata do gatilho remuneratório dos Defensores Públicos do Estado do Tocantins. Os participantes também deliberaram sobre as reuniões por videoconferência entre Defensores atuantes no 2º grau no âmbito das Defensorias Públicas dos Estados.

A Subdefensora-Geral, Carla Yáscar Belchior, parabenizou a nova Diretoria do Colegiado. “Desejamos sucesso à nova Diretoria do Condege, que já encontra pela frente um desafio diferenciado, ocasionado pelo atual momento que vivemos de isolamento social imposto pela pandemia da Covid-19, quando estamos reinventando nossa forma de atuação para que os serviços da Defensoria Pública continuem chegando com qualidade aos nossos assistidos. Entre os pontos discutidos na Sessão, é importante ressaltar que no Piauí já estamos tomando todas as medidas necessárias para que, quando o atendimento presencial seja retomado, ocorra de forma segura tanto para os que compõem os quadros da Defensoria, como para cada um dos usuários dos nossos serviços”, afirmou.