Notícias

Trabalho de assistência social desenvolvido na Defensoria Pública é conhecido por estudantes da UFPI

Tamanho da letra A+ A-
Publicado em 03, dezembro de 2018 às 13:44
Estudantes de Serviço Social da Ufpi com Dr. Marcelo Pierot

Estudantes de Serviço Social da Ufpi com Dr. Marcelo Pierot e Valéria Miranda

O Centro de Apoio Multidisciplinar da Defensoria Pública do Estado do Piauí (CAM), recebeu no último dia 30 de novembro, a visita de grupo de estudantes do 4º período do Curso de Serviço Social da Universidade Federal do Piauí (UFPI), que procuraram a Defensoria com o objetivo de conhecer a aplicabilidade prática do serviço social no âmbito da Instituição. A atividade é parte integrante do conteúdo programático da disciplina Processo de Trabalho do Serviço Social II, ministrada pela Professora Dra. Lúcia da Silva Vilarinho.

O grupo, formado por seis estudantes,foi recebido pelas assistentes sociais do CAM, Valéria Miranda de Araújo e Mercês Krystine Araújo Silva, que explicaram o desenvolvimento do trabalho do Centro e apresentaram as dependências da Unidade João XXIII da Defensoria, oportunizando que esclarecessem dúvidas junto as Defensoras e aos Defensores Públicos.

Os estudantes avaliaram a ação como positiva. “Conhecemos um pouco mais o processo de trabalho do assistente social dentro da Defensoria, como funciona, quais os instrumentos que utiliza e como são desenvolvidas as três dimensões do Serviço Social dentro da Instituição, a visita foi muito além do que esperávamos, também conhecemos outros Núcleos e foi muito interessante pegar a fala de vários Defensores, o que enriqueceu muito o nosso trabalho. Entendemos bastante como é que se configura esse espaço ocupacional. Fomos muito bem recebidos pelo pessoal do CAM e vivenciamos a importância do Serviço Social dentro da Defensoria. Um trabalho muito importante para todos”, disse a estudante Laura Beatriz Dantas Guedes.

“Foi um enriquecimento do nosso conhecimento sobre a Defensoria Pública, que era superficial. Pudemos ver que a Instituição não é formada apenas pelos Defensores, tem também os demais colaboradores e os assistentes sociais, que têm grande relevância para as pessoas que procuram a Defensoria”, disse o também estudante Breno dos Santos Moura.

Dr. Crisanto Pimentel conversa com estudantes

Dr. Crisanto Pimentel conversa com estudantes

“Recebemos a visita de seis alunos do Curso de Serviço Social da UFPI. Na oportunidade o grupo teve acesso às dependências da Defensoria, bem como se familiarizaram com o fazer profissional que aqui exercemos. Conheceram ainda a prática dos colegas José Luís Júnior, Mauricema Holanda e Amanda Andrade, também assistentes sociais da Instituição . Os alunos conversaram com vários Defensores, dentre eles Dra Lia Medeiros, Dr. Marcelo Pierot e Dr. Crisanto Pimentel, que enalteceram o Serviço Social da Defensoria. Nos sentimos felizes com a visita dos alunos e alunas, futuros profissionais, e nos colocamos a disposição sempre”, diz Valéria Miranda.

“É muito bom saber que a Defensoria Pública está colaborando para a formação de estudantes não apenas dos cursos de Direito, por meio dos estágios voluntário e remunerado, mas também de outras áreas, como o Serviço Social. A figura do assistente social certamente tem sido de grande valia para o desenvolvimento das ações dos nossos Defensores e Defensoras, já que esses profissionais possuem a formação necessária para lidar de forma diferenciada com o nosso público-alvo, formado em sua grande maioria por pessoas extremamente vulneráveis. É a Defensoria atuando também na formação profissional, o que muito nos honra”, afirma a Defensora Pública Geral do Estado do Piauí, Dra. Francisca Hildeth Leal Evangelista Nunes.

Além de Laura Beatriz Dantas Guedes e Breno dos Santos Moura, também visitaram a Defensoria os estudantes Samara Silva  dos Santos, Mariana Almedra Cavalcante do Nascimento, Leonardo Freitas Araújo e Jéssica Ferreira Guimarães.