Notícias

VI Módulo do Curso Defensoras Populares aborda Garantias Penais Básicas e Direitos do Consumidor

Tamanho da letra A+ A-
Publicado em 11, novembro de 2019 às 13:23
VI Módulo foi realizado no sábado, dia 09

VI Módulo foi realizado no sábado, dia 09

Aconteceu no último sábado (09),  na Biblioteca Estação Nova Cultura, bairro Itararé, o VI Módulo do Curso Defensoras Populares, desenvolvido pela Defensoria Pública do Estado do Piauí tendo por objetivo a formação de lideranças comunitárias femininas como agentes multiplicadoras, na busca pela garantia dos direitos das mulheres. O Módulo foi ministrado pelas Defensoras Públicas Dra. Irani Albuquerque Brito e Dra. Ângela Martins Soares Barros.

Dra. Irani Brito durante sua fala no Curso

Dra. Irani Brito durante sua fala no Curso

Dra. Irani Albuquerque Brito, titular da 4ª Defensoria do Sistema Prisional, abordou o tema “Garantias Penais Básicas de Todo Cidadão”. Para a Defensora, participar do Curso foi gratificante. “São eventos como esse que reanimam nosso servir defensorial. Foi muito interessante falar para as mulheres que estão no cotidiano de luta pelos direitos humanos, pelos direitos não só delas mas de todas as mulheres e de toda a sociedade. Me senti muito gratificada por poder participar e por fazer parte desse tão importante Projeto”, afirma Dra. Irani Brito.

Dra. Ângela Barros tratou sobre Direito do Consumidor

Dra. Ângela Barros tratou sobre Direito do Consumidor

Dra. Ângela Martins Soares Barros, Coordenadora do Núcleo de Defesa do Consumidor (Nudecon), abordou o tema “Direito do Consumidor”. “Participar desse curso foi muito gratificante por poder ter a oportunidade de conhecer mais perto a realidade dessas mulheres que, apesar das dificuldades do dia a dia, estão interessadas em obter conhecimento jurídico, dedicando suas tardes de sábado a essa capacitação. Elas se mostraram extremamente participativas, gostaram da nossa exposição sobre os direitos do consumidor e esperamos que, ao final do curso, elas possam ser multiplicadoras desses conhecimentos junto a suas comunidades, para que a população fique cada vez mais consciente dos seus direitos, podendo lutar por eles e assim melhorar suas condições. Parabenizo as idealizadoras do Projeto por essa bela iniciativa que, com certeza, vai fazer o diferencial na vida dessas pessoas”, destaca.

O Projeto Defensoras Populares foi implantado no Piauí por iniciativa da Subdefensora Pública Geral, Dra. Carla Yáscar Bento Feitosa Belchior, contando com a parceria do Núcleo de Defesa da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar da DPE-PI. Os módulos vêm alcançando significativa participação das lideranças femininas do Itararé e região.

As aulas são sempre ministradas por mulheres, o que tem representado um diferencial na experiência. O curso deverá ser concluído no final de novembro, quando as participantes receberão certificação da Defensoria Pública, estando devidamente habilitadas para atuarem junto as suas comunidades.