CABIMENTO
Quando o interessado ultrapassa o prazo de 15 (quinze) dias para requerer o registro do óbito no cartório competente.
BASE LEGAL
O direito encontra respaldo no art. 109 da Lei 6.015/1973.
FORO DE COMPETÊNCIA
Juízo do lugar onde ocorreu o óbito
QUESTIONÁRIO
I – Legitimidade do autor do óbito, qualificação do falecido, filhos, testamento e bens
- Qual o parentesco do autor com o falecido?
- Casado com ou sem filhos = O autor deve ser a esposa ou marido
- Viúvo ou solteiro com filhos = O autor deve ser o filho
- Viúvo ou solteiro sem filhos = O autor deve ser o pai ou mãe, Se falecidos, os irmãos. Se não tiver irmãos, o parente mais próximo.
- União estável reconhecida legal ou judicialmente = O autor deve ser a (o) companheira(o)
- União estável não reconhecida com filhos = O autor deve ser o filho
- União estável não reconhecida sem filhos = O autor deve ser o pai ou mãe, Se falecidos, os irmãos. Se não tiver irmãos, o parente mais próximo. Se não tiver ninguém, a companheira.
- Qual o nome completo, a data de nascimento e a naturalidade do falecido? Precisamos do RG e CPF do falecido.
- Qual o estado civil do falecido? Se viúvo, apresente a certidão de óbito do cônjuge premorto e a certidão de casamento. Se solteiro, a certidão de nascimento do falecido. Se convivente em união estável, o contrato em cartório ou a sentença de reconhecimento.
- Qual a profissão do falecido?
- Qual o nome da mãe e do pai? São vivos ou já faleceram?
- Qual o endereço do último domicílio? Tem comprovante em nome do falecido?
- O falecido era eleitor? Tem título ou certidão negativa de alistamento eleitoral?
- O falecido recebia algum benefício previdenciário do INSS? Se sim, precisamos de comprovante (histórico do benefício, cartão benefício, extrato do INSS)
- O falecido teve filhos? Informe o nome e data de nascimento de cada um, se são maiores e capazes.
- O falecido deixou testamento conhecido?
- O falecido deixou bens a partilhar?
II – Dados do óbito
- Quando e onde ocorreu o óbito? Precisamos da via amarela da declaração de óbito original
- Quando e onde ocorreu o sepultamento? Precisamos da guia de sepultamento original. Via amarela ou branca da Declaração de óbito (original deve ficar na Defensoria desde o primeiro atendimento)
- O autor providenciou as Certidões negativas dos cartórios de registro civil da cidade onde ocorreu o óbito?
Precisamos das certidões negativas que atestem que o óbito não foi registrado.
ROL DE DOCUMENTOS
- RG e CPF do falecido;
- CTPS e comprovante de renda do falecido;
- Certidão de nascimento ou casamento do falecido;
- Comprovante de endereço em nome do falecido (pode ser fatura de água, energia, faturas de banco, cobranças de lojas, etc). Se não tiver, é preciso justificar;
- Título de eleitor;
- Cartão benefício ou histórico do benefício previdenciário (caso não seja beneficiário do INSS)
- Via amarela ou branca da Declaração de óbito (original deve ficar na Defensoria desde o primeiro atendimento)
- Guia de sepultamento original (deve ficar na Defensoria desde o primeiro atendimento)
- Certidões negativas dos cartórios de registro civil da cidade onde ocorreu o óbito
- RG dos filhos vivos, certidão de óbito dos filhos pré-mortos;
- Indicar expressamente se o falecido deixou bens a inventariar e testamento conhecido
- Certidão de nascimento ou casamento, RG e CPF do legitimado;
- Certidão de casamento e certidão de óbito do cônjuge pré-morto (se o falecido era viúvo)
- Sentença ou contrato de reconhecimento de união estável;
- Certidão de nascimento ou casamento atualizada do falecido;
- Os documentos pessoais da pessoa interessada (RG, CPF, CTPS, Comprovante de endereço, comprovante de renda, Declaração de hipossuficiência, certidão de nascimento ou casamento)