Duas turmas de alunos do Instituto Federal do Piauí, mais especificamente dos Módulos I e II dado Curso Técnico em Serviço Jurídico, conheceram na quinta-feira (03) a estrutura da Defensoria Pública do Estado do Piauí e os serviços prestados pela Instituição por meio de palestra ministrada pela Defensora Pública Dra. Andrea Melo de Carvalho, Diretora da Escola Superior da Defensoria (Esdepi) e também professora do referido curso. A apresentação foi feita no auditório da Casa de Núcleos da Defensoria
Dra. Andrea Melo explica que o Curso está em fase experimental e que tem como uma das exigências que os estudantes façam visitas técnicas às Instituições nas quais poderão exercer suas atividades. “Sou professora do Instituto desde 2005 e tive a oportunidade de ser a presidente da Comissão responsável pela implantação desse curso que já vinha sendo praticado aqui à distância. Importante informar que a pessoa nele formada não tem direito a carteira da OAB, não poderá advogar e também não poderá ser um estagiário. Será assessor de um escritório ou repartição pública onde ocorra a prática do Direito”, explica a Defensora, que também é professora de outros cursos técnicos, tecnólogos e superiores.
O Curso Técnico em Serviço Jurídico, que é de nível médio, tem, por exigência do Ministério da Educação, que passar por um período de execução para que possa vir a ter nível Tecnólogo, que corresponde ao curso superior. Durante o encontro, além de discorrer sobre as atividades e serviços da Defensoria Pública, Dra. Andrea Melo também conduziu o s estudantes em uma visita pelas instalações da Casa de Núcleos, na qual funcionam a maioria dos Núcleos Especializados da Instituição, coo Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar, Consumidor e Direitos Humanos. No local também se encontram a sede da Escola Superior e do Conselho Superior da Defensoria.
Dra. Andréa Melo destacou a satisfação em poder apresentar a Defensoria Pública aos estudantes. “O sentido desta visita técnica é que eles precisam conhecer todas as Instituições nas quais poderão efetivamente ingressar no mercado de trabalho. O coordenador do curso, professor Leonardo …., solicitou que essa primeira visita fosse na Defensoria e eu fiquei muito feliz, porque é minha casa. Solicitei então a autorização do Dr. Erisvaldo Marques, que nos permitiu e aqui eles irão conhecer o que é a Defensoria Pública do Estado do Piauí”, afirmou.
A apresentação foi bem recebida pelo grupo de estudantes. “A palestra está sendo ótima, porque está me ajudando a desenvolver mais meus conhecimentos. Esse era um curso que eu queria e uma área com a qual me identifico e com essas informações estou com plena certeza que é a área em que quero me especializar. Além da professora Andrea Melo ser uma ótima gestora, estou adquirindo mais conhecimentos e ampliando cada vez mais meu saber”, disse.
Para Felipe Martins a experiência também foi enriquecedora. “ A importância desse momento é devida ao conhecimento da Justiça dentro do Piauí. Conhecer as áreas, para saber a quem recorrer e conhecer a estrutura da Defensoria Pública do nosso Estado. Vejo a importância de conseguir até mesmo direcionar minha formação para uma área especifica que estou me interessando, que são a civil ou penal”, destacou.
O Defensor Público Geral, Dr. Erisvaldo Marques dos Reis, afirma que proporcionar a imersão na Defensoria Pública e importante para cada vez mais os estudantes tenham conhecimento da relevância da Instituição na garantia de direitos e fortalecimento da democracia “Vemos como muito relevante poder apresentar a Defensoria Pública aos estudantes, para que possam conhecer os serviços que proporcionamos aos cidadãos que assistimos e da importância da Instituição no fortalecimento da democracia. Dra. Andrea Melo certamente fez um apanhado de todos os serviços que prestamos, fazendo com que a turma ficasse bem informada sobre o que é a Defensoria Pública”, afirmou.