A defensora pública de categoria especial, Ana Patrícia Paes Landim Salha, foi empossada como corregedora-geral da Defensoria Pública do Estado do Piauí para o biênio 2025/2027, em solenidade realizada nesta terça-feira, 8 de abril, na sala do Conselho Superior da instituição, em Teresina.
A cerimônia ocorreu durante Sessão Solene do Conselho Superior da DPE-PI e contou com a presença da defensora pública geral, Carla Yáscar Bento Feitosa Belchior, dos conselheiros Francisco de Jesus Barbosa, João Batista Viana do Lago Neto, Robert Rios Magalhães Júnior, Gisela Mendes Lopes e Thiago Oliveira Rodrigues, além dos conselheiros suplentes Erisvaldo Marques dos Reis e Daisy dos Santos Marques. A sessão também contou com a presença da defensora pública Andrea Melo de Carvalho, representando a Associação Piauiense das Defensoras e Defensores Públicos (Apidep).
Com uma trajetória de 38 anos na Defensoria Pública, Ana Patrícia Salha assume o cargo de corregedora-geral pela terceira vez, após ter exercido a função nos biênios 2017/2019 e 2019/2021, durante as gestões de Hildeth Evangelista e Erisvaldo Marques, respectivamente.
“Recebo com muita seriedade a confiança depositada em meu nome para a Corregedoria-Geral da DPE-PI. Agradeço aos colegas que, juntamente comigo, disponibilizaram seus nomes para compor a lista tríplice; aos membros do egrégio Conselho Superior pela confiança e apoio na difícil tarefa de continuar o bom trabalho desenvolvido pelo atual corregedor; e à defensora pública geral pela imediata escolha de meu nome. Pretendo honrar o cargo com muito trabalho, responsabilidade e dedicação para que possamos fortalecer a nossa Defensoria Pública e prestar mais e mais serviços de excelência aos mais vulneráveis. Concluo dizendo que caminharemos com firmeza, serenidade e compromisso. A Defensoria Pública é, por excelência, uma instituição de acolhimento, justiça e escuta — e a Corregedoria deve ser reflexo desses valores: espaço de escuta ativa, de respeito institucional e de fomento à excelência na atuação”, declarou Ana Patrícia Salha.
Durante a solenidade, também foi anunciada a nomeação da defensora pública Gilmara Guimarães Bezerra Pessoa para o cargo de corregedora-auxiliar da Defensoria Pública do Estado do Piauí.
O defensor público de categoria especial, Francisco de Jesus Barbosa, que encerra seu terceiro mandato como corregedor-geral da Defensoria Pública do Piauí, destacou as experiências e objetivos alcançados durante sua gestão e parabenizou sua sucessora.
“É com grande satisfação de dever cumprido e com um profundo senso de responsabilidade que hoje encerro meu mandato como corregedor-geral da Defensoria Pública do Piauí e mais um ciclo na minha história na nossa Defensoria Pública. Ao encerrar esta gestão, levo comigo não apenas as experiências e aprendizados, mas também a certeza de haver me dedicado a cumprir com equilíbrio, serenidade e isenção esta nobre e dedicada função de ser corregedor. Desejo à Dra. Ana Patrícia Salha, que tomou posse no cargo de corregedora-geral, muito sucesso e sabedoria em sua jornada”, disse Francisco de Jesus Barbosa.
A defensora pública geral do Piauí, Carla Yáscar Belchior, ressaltou o comprometimento do então corregedor-geral, Francisco de Jesus Barbosa, destacando os desafios superados e a transparência nas atividades desempenhadas.
“A sua liderança equilibrada, a sua disponibilidade sempre que era demandado, e muitas vezes se antecipando às suas demandas. Todos os trabalhos da corregedoria foram feitos com muito cuidado, e isso era perceptível por todos nós, tanto da gestão quanto da atividade-fim. Agradeço ao senhor pela companhia que sempre nos auxiliou e sempre contribuiu para a Defensoria Pública”, disse Carla Yáscar.
Na sequência, Carla Yáscar Belchior ressaltou a competência e experiência da corregedora-geral agora empossada, Ana Patrícia Salha, ao assumir, pela terceira vez, o cargo de corregedora-geral da Defensoria Pública do Piauí, e enfatizou que a trajetória profissional de Ana Patrícia a credencia plenamente para retomar essa função de grande relevância institucional. Ela expressou confiança de que, com a maturidade e o conhecimento adquiridos ao longo de sua carreira, Ana Patrícia continuará a contribuir significativamente para o fortalecimento da Defensoria Pública e para a prestação de serviços de excelência à população.
> “O nosso desejo é que sigamos construindo uma Defensoria mais forte, um serviço prestado de mais qualidade e levando aos defensores e defensoras as orientações, o diálogo necessário no sentido de construir e de aprimorar a nossa instituição”, afirmou.