Uma história de reconhecimento e amor pela Defensoria Pública é a vivenciada e descrita pelo estudante de Direito, João Victor Aragão, que já foi assistido e também, oriundo da Universidade Estadual do Piauí, teve a oportunidade de estagiar na Instituição.
Ao se desligar na última quinta-feira (08) da Defensoria, devido ao cumprimento do tempo previsto para o estágio, João Victor Aragão, estagiário da 2ª Defensoria Pública de Família, que tem como titular a Defensora Pública Sheila de Andrade Ferreira, falou sobre a experiência vivida. “Conheci a Defensoria quando eu tinha aproximadamente quinze para dezesseis anos, nesse caso como assistido em um processo correu na 4ª Vara de Família e Sucessões. Nessa época fiz uma promessa para a minha mãe, de que se eu fosse estudante Direito, um dia eu estaria na Defensoria Pública estagiando, e consegui estar aqui no estágio. A Defensoria foi um grande presente na minha vida, porque além do conhecimento jurídico inestimável tem a questão do trato humano, o atender o assistido, aquela pessoa que realmente precisa do suporte, da orientação, do cuidado”, diz João Victor Aragão.
O estudante também foi estagiário na Categoria Especial e destaca o aprendizado adquirido. “ A Defensoria foi muito importante na minha vida, porque minha evolução como pessoa foi muito potencializada. Então assim, sou muito feliz por esses dois anos de estágio, aprendi muito, tanto na área da Família como na Categoria Especial. Tive chefias maravilhosas, orientação, paciência, devo dizer que foi um estágio de fato completo. Fui muito feliz nesse tempo de Casa e só tenho muito a agradecer a todos da Defensoria Pública. Digo que eu sou um homem muito melhor depois que a Defensoria esteve presente na minha vida de forma ativa e depois de ter estagiado nessa Instituição”, afirma João Victor Aragão, que tem a conclusão do curso de Direito prevista para o fim do corrente ano.
A Defensora Pública Sheila de Andrade Ferreira, destaca a satisfação em ver o crescimento do estagiário dentro da Instituição e também o fato de ser uma pessoa antes assistida pela Defensoria. “O crescimento profissional do Victor dentro da DPE-PI está inexoravelmente ligado ao seu primeiro contato com Instituição como assistido, o que fez emergir nele uma vontade de fazer Direito e, ao adentrar nos quadros da Defensoria, também prestar uma assistência jurídica qualificada e cumprir a missão institucional de maneira competente e dedicada dentro dos dois anos que aqui esteve. Ver-se com a possibilidade de ajudar o usuário na DPE, prestar informações completas e sempre buscar melhorar o contato humano são traços característicos dele, que sai levando muito do que aprendeu na Defensoria e certamente deixa uma história de vida, de como impactamos positivamente a vida dos nossos assistidos, estagiários e colaboradores. Desejo muito sucesso a ele e que nessa nova caminhada atinja sua ambições.”
O Defensor Público Geral, Erisvaldo Marques dos Reis, ressalta a satisfação em constatar a contribuição que a Defensoria proporciona aos seus estagiários. “Ao longo de sua implantação no Estado do Piauí a Defensoria Pública vem construindo uma história de transformação social, aperfeiçoando o atendimento prestado à população e buscando consolidar um modelo público eficaz de assistência jurídica, com a sua afirmação como Instituição autônoma e indispensável ao acesso à Justiça. Então para nós é motivo de grande satisfação saber que o nosso programa de estágio tem contribuído para a formação de inúmeros profissionais, ao proporcionar aos estudantes nele inseridos a oportunidade de aprendizado em várias áreas do Direito, contribuindo também para que possamos prestar um atendimento cada vez mais qualificado aos nossos assistidos e assistidas. Desejamos toda a sorte ao João Victor Aragão, que o tempo passado entre nós possa realmente ter contribuído positivamente para a sua vida profissional”, afirma.