A Defensora Pública Karla Araújo de Andrade Leite, apresentou o projeto Vozes dos Quilombos dentro do I Encontro da Frente Afro-Indígenadas Defensoras e dos Defensores Públicos do Brasil, realizado pela A Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos (ANADEP), por meio das Comissões Temáticas da Igualdade Étnico-Racial e de Defesa dos Direitos dos Povos Indígenas, e o Fórum Justiça, no último dia 22, em Brasília.
O evento teve por objetivo incentivar as atividades de capacitação junto a membros(as) e servidores(as) da Defensoria Pública, com foco em problemáticas relacionadas ao atendimento aos(às) usuários(as) da Instituição, a partir de uma ótica étnico-racial. A ideia foi promover as discussões a partir de falas de especialistas e ativistas para romper com a reprodução de violências sistêmicas, inclusive dentro das Defensorias Públicas.
A apresentação do Projeto Vozes dos Quilombos fez parte de um conjunto de apresentações de trabalhos voltados para o aperfeiçoamento profissional no campo de atuação afro-brasileiro e foi bem recebida pelas pessoas presentes. “A presença de Dra. Karla Andrade no I Encontro foi de extrema relevância para o melhor aproveitamento do evento para todos os presentes, notadamente pela importância da troca das experiências da colega Karla, que tem reconhecida competência na área do enfrentamento da violação aos direitos desses grupos vulneráveis”, destaca o Vice presidente jurídico legislativo da Anadep, Igor Raphael de Novaes Santos
“Eu assisti a Defensora Karla e a sua exposição foi muito importante para compartilhar a atividade exitosa dela junto aos quilombos no Estado do Piauí, bem como a sua manifestação sobre a necessidade e a importância de termos a atuação da Defensoria de forma sensível e proativa na defesa da justiça para esta população que, apesar de ocupar as terras por várias gerações, ainda sofre com pressões do capital para deixar o espaço que ocuparam por suas famílias por anos e para o não reconhecimento de sua propriedade da terra”, afirma a vice-presidente Administrativa da Anadep, Fernanda Fernandes.
A Defensora Pública do estado do Tocantins, Denize Souza Leite, que é uma das autoras da cartilha em Direitos Quilombolas do projeto Vozes dos Quilombos, também da suas impressões sobre a apresentação. “A apresentação foi incrível, porque foi a possibilidade de apresentar mais uma vez a potencialidade do Projeto Vozes dos Quilombos, que contribui não só para um atendimento mais efetivo junto às comunidades quilombolas do estado do Piauí, mas que se refletiu em âmbito nacional. Gostaria de destacar a realização dos Minicursos em Diretos Quilombolas, que tive a oportunidade de participar, mas também o lançamento da cartilha sobre direitos quilombolas, que alcançou o país inteiro mostrando a potencialidade da Defensoria Pública na atuação e defesa das comunidades tradicionais quilombolas. Então, a apresentação da defensora pública Karla Andrade veio evidenciar a potência que é esse projeto e as possibilidades para as outras Defensorias Públicas utilizarem essa expertise da Defensoria Pública do Piauí para aperfeiçoarem a sua atuação junto às comunidades quilombolas. Acredito que foi um momento ímpar e muito destacado do I Encontro da Frente Afro-Indígena das Defensoras e dos Defensores Públicos”, destaca.