Notícias

Carla Yáscar Belchior será reconduzida ao cargo de Defensora Pública Geral do Piauí no dia 31 de março

Tamanho da letra A+ A-
Publicado em 18, março de 2025 às 13:20

posse da defensora geral (1)

A Defensora Pública Carla Yáscar Bento Feitosa Belchior será reconduzida ao cargo de Defensora Pública Geral do Estado do Piauí para o biênio 2025–2027. A atual Defensora-geral do Piauí vai continuar a exercer a chefia da instituição durante o próximo biênio, que vai de março de 2025 até março de 2027.

A solenidade ocorrerá no próximo dia 31 de março, às 10h, no Theatro 4 de Setembro, em Teresina, perante o Conselho Superior da Defensoria Pública do Estado do Piauí (CSDPE) e contará com a assinatura do termo de posse pelo governador Rafael Fonteles, além da presença de diversas autoridades.

Carla Yáscar é a quarta mulher a ocupar o cargo máximo da Instituição e possui uma trajetória marcada pelo fortalecimento, diálogo, aprimoramento e informatização da Defensoria Pública do Piauí. Entre as principais ações, estão a inauguração de novas unidades regionais, nomeação de novos membros de carreira, ampliando o alcance da assistência jurídica gratuita à população.

Antes de assumir a chefia da Defensoria, em 2023, atuou como subdefensora pública geral de 2019 a 2023, desempenhando papel fundamental na consolidação dos serviços da DPE/PI em todo o estado.

Atualmente, é titular da 5ª Defensoria Pública Criminal de Teresina, da qual está afastada para exercer as funções da administração superior. Além disso, coordena o projeto Defensoras Populares, iniciativa que capacita lideranças comunitárias femininas para atuarem como multiplicadoras dos direitos humanos e das mulheres em suas comunidades.

Natural de Brejo Santo, no Ceará, Carla Yáscar ingressou na Defensoria Pública do Estado do Piauí em 16 de maio de 2008. Como Defensora Regional, entre 2008 e 2020, passou por várias comarcas do estado, incluindo Água Branca, São Gonçalo do Piauí, Demerval Lobão, Luzilândia, Matias Olímpio, Joaquim Pires, Barras, Campo Maior e União. Entre 2017 e 2019, também exerceu o cargo de coordenadora auxiliar das Defensorias Regionais.