Com aproximadamente 1.500 atendimentos e mais de 1.100 análises de processos foi concluída nesta terça-feira (23), a etapa presencial do Projeto Força-Tarefa Defensorial na Penitenciária Professor José de Ribamar Leite, abrangendo todos os pavilhões da Unidade, que fica localizada em Teresina.
Participaram da ação o Diretor Criminal da Defensoria, Defensor Público Gerson Henrique Silva Sousa; a Coordenadora do Sistema Prisional, Defensora Pública Irani Albuquerque Brito e a equipe de servidores (as) e estagiários (as) da Diretoria Criminal.
O Projeto Força-Tarefa Defensorial, tem por objetivo desenvolver ações visando analisar, revisar e fazer petições que corrijam injustiças, ilegalidades e distorções administrativas, com vistas a tutelar os direitos das pessoas privadas de liberdade. Também atua em casos relacionados a atendimentos cíveis dos quais os reeducandos necessitem.
O Diretor Criminal, Gerson Henrique Sousa, fala sobre a conclusão de mais uma etapa e os próximos passos a serem tomados. “Fechamos todos os sete pavilhões da Penitenciária Professor José Ribamar Leite onde há internos, totalizando aproximadamente 1.500 atendimentos e mais de 1.100 análises processuais. Agora vamos analisar a demanda dos presos deste último atendimento a fim de fazer os pedidos administrativos e judiciais. Já vamos preparar a documentação para começarmos os atendimentos presenciais noutra unidade prisional no final do mês de junho. Quero agradecer penhoradamente a todos e todas que participaram desse trabalho, especialmente à Coordenadora do Sistema Prisional, Defensora Pública Irani Albuquerque, aos motoristas, colaboradores e estagiários, cujo trabalho é fundamental para a eficiência da Força-Tarefa Defensoria”, afirma.