Reafirmando seu compromisso com a transparência, a defesa dos direitos humanos e a melhoria contínua dos serviços prestados à população em situação de vulnerabilidade, a Defensoria Pública do Estado do Piauí (DPE/PI) realizou, na manhã desta sexta-feira, 29 de novembro, a eleição para o cargo de ouvidor-geral externo da instituição para o biênio 2024-2026.
O advogado Thiago Oliveira Rodrigues foi eleito pelo Conselho Superior da Defensoria Pública para o cargo. Natural de Canto do Buriti, ele disputou a vaga com Maria Lúcia Araújo e Raimundo Nonato de Sousa. A escolha foi feita após sabatina promovida pelo Conselho, com base na lista tríplice formada em eleição realizada no último dia 11 de novembro, que contou com ampla participação da sociedade civil organizada.
Em sua fala, Thiago Oliveira apresentou as metas que pretende alcançar à frente da Ouvidoria-Geral, além de propostas voltadas à interiorização dos serviços da Ouvidoria-Geral e à ampliação de projetos e campanhas que aproximem a Defensoria da população piauiense.
“É uma grande alegria ter sido escolhido pelo Conselho Superior da Defensoria como o próximo ouvidor-geral externo dessa instituição. Gostaria de frisar nosso compromisso e vontade de trabalhar pela Defensoria Pública e pela sociedade civil. Mais do que uma escuta qualificada, queremos dar voz aos movimentos da sociedade civil organizada, contribuindo para fortalecer e ampliar a Defensoria como principal ferramenta de acesso à justiça e garantia de direitos”, afirmou.
A defensora pública-geral Carla Yáscar Belchior, presidenta do Conselho Superior, parabenizou Thiago Oliveira e destacou a importância do processo de escolha. “A Ouvidoria Geral é um órgão auxiliar essencial para o fortalecimento do diálogo com a sociedade e a promoção de uma atuação transparente e inclusiva pela Defensoria Pública do estado do Piauí. Parabenizamos a todos e todas que participaram do pleito, assim como toda a comissão organizadora desse processo de escolha. Ao novo Ouvidor Eleito, Thiago Oliveira, parabenizamos pela eleição, desejamos muito êxito à frente da nossa Ouvidoria Externa e nos colocamos desde já à disposição para trabalharmos juntos por uma Ouvidoria e uma Defensoria mais fortes”, declarou.
Além de Carla Yáscar, a mesa do Conselho Superior contou com a presença da subdefensora pública-geral, Verônica Acioly de Vasconcelos; do corregedor-geral, Francisco de Jesus Barbosa; do atual ouvidor-geral externo, Djan Moreira, do presidente da Associação Piauiense de Defensoras e Defensores Públicos (Apidep), Jeiko Leal Melo Hohmann Britto; e dos(as) defensores(as) públicos(as) João Batista Viana do Lago Neto, Viviane Pinheiro Pires Setúbal, Leandro Ferraz Damasceno Ribeiro, Robert Rios Magalhães Júnior e Gisela Mendes Lopes.
Sobre a Ouvidoria-Geral
A Ouvidoria-Geral da Defensoria Pública do Piauí é um instrumento essencial de escuta e mediação. Por meio dela, assistidos(as), membros da sociedade civil, servidores e estagiários podem registrar manifestações como elogios, reclamações, sugestões e demandas coletivas. Além disso, a Ouvidoria promove a interação com outras instituições e entidades de classe, com o objetivo de ampliar o acesso à justiça, fortalecer a educação em direitos e defender os interesses da população atendida.