Em comemoração ao Dia do Estagiário, que transcorre no dia 18 de agosto, a Coordenação de Estágio da Defensoria Pública do Estado do Piauí irá promover várias atividades no dia 20 de agosto. Estão programados para o dia, palestras com a Defensora Pública Dra. Alynne Patrício de Almeida Santos e o professor e coaching Márcio Lima, sorteios de bolsas de estudo e livros e a apresentação da Campanha “Cortesia gera Cortesia”, a partir das 8h30, no Auditório da Casa de Núcleos da Defensoria Pública, na Avenida Nossa Senhora de Fátima, no bairro de Fátima.
“A Defensoria Pública do Estado do Piauí encontra, no trabalho dos estagiários, uma ferramenta relevante para o cumprimento de sua função institucional, ao ampliar e otimizar o atendimento jurídico à população vulnerável, que almeja o resgate de sua cidadania. Por este motivo, a Coordenação de Estágio organizou este evento com o objetivo de enaltecer o comprometimento e sensibilidade dos estagiários com a missão da Instituição e, igualmente, promover o aprimoramento de seu aprendizado”, enfatiza a Dra. Natália e Silva Almendra Freitas, Coordenadora de Estágio da Defensoria Pública.
Veja a programação do Dia do Estagiário:
A programação conta ainda com sorteio de duas bolsas de estudo do Instituto de Ensino Aplicado (INAPI) e de dez livros doados pela Livraria Leonel Franca que também fará exposição de material didático durante o evento.
Estágio:
Atualmente, Defensoria Pública do Estado do Piauí conta com 284 estagiários do Curso de Direito. O Programa de Estágio da Defensoria Pública do Estado do Piauí é reconhecido como um dos mais abrangentes na área do Direito por ter a característica de permitir ao estudante a participação efetiva em todo o processo de elaboração da Justiça.
Sempre realizado sob a supervisão de um Defensor Público, o Estágio na Defensoria passa por todas as etapas inerentes à profissão. Nele, o estagiário tem contato inicial com os assistido e a oportunidade de elaborar petições, protocolando e acompanhando todo o desenvolvimento do processo, em vários ramos das áreas Cível e Criminal, o que permite uma opção mais abalizada para definir a área que cada um se especializará dentro da profissão.
De acordo com o previsto na Resolução CSDPE Nº 103/2018, que altera a Resolução CSDPE Nº 024/2009, que regulamenta o Estágio Forense na Defensoria Pública do Estado do Piauí, para estagiar na Instituição o estudante necessita, comprovadamente, estar matriculado nos quatro últimos semestres de cursos de Direito, mantidos por estabelecimentos de ensino superior oficialmente reconhecidos.