Funcionárias e mães de alunos(as) da Escola Santo Afonso Rodriguez, localizada no bairro Socopo, em Teresina, receberam no último sábado (16) informações e orientações sobre o enfrentamento à violência doméstica em uma conversa com a Defensora Pública Lia Medeiros do Carmo Ivo, coordenadora do Núcleo de Defesa da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar da Defensoria Pública do Estado do Piauí.
A Defensora Lia Medeiros falou sobre a experiência. “A melhor parte do Mês da Mulher são exatamente essas trocas que fazemos quando vamos facilitar essas discussões, rodas de conversa sobre a Lei Maria da Penha, sobre a violência contra a mulher. É sempre um momento muito enriquecedor, porque a gente acaba ouvindo histórias, aumentando nosso repertório, inclusive com relação a situações de violência ou de mulheres que conseguiram se libertar dessa violência. Verificamos o quanto é importante essa conversa com essas mulheres, porque ali, naquele momento, elas acabam se tornando multiplicadoras, porque sempre que vou conversar com as mulheres, com jovens, faço questão de enfatizar com relação a rede de atendimento, como procurar , quais as principais providências, então elas saem dali tanto com a condição de procurarem esses serviços como de indicarem para mulheres que estejam em situação de vulnerabilidade, de violência”, destaca.
“Além de conversar sobre teoria, o que é violência de gênero, o que acontece, o que a Lei garante à mulher, fazemos questão de pontuar as providências práticas, o que é necessário fazer no momento em que você se depara com uma situação de violência, seja sua ou de alguém próximo a você. Acredito que ainda seja possível transformar alguma coisa, pois no dia a dia, quando atendemos mulheres no âmbito da Defensoria Pública a violência já aconteceu e quando vamos para essas conversas, ajudamos na prevenção, ajudamos mulheres a se reconhecerem em relacionamentos abusivos, então é sempre muito boa essa experiência”, complementa Lia Medeiros.
A palestra foi bem recebida pelas participantes. “Queria agradecer pelo momento, foi muito rico de informação. Possibilitou às famílias e colaboradores da Escola grande aprendizado e esperamos que os conhecimentos repassados possam ajudar muitas pessoas”, afirmou Leilanne Micaelle Mendes Ramos, coordenadora administrativa da Escola Santo Afonso Rodriguez.