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Coordenadora do Projeto Pop Rua inspeciona Centro Pop e averigua alcance dos serviços prestados à população de rua

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Publicado em 07, outubro de 2020 às 12:59

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A Defensora Pública Patrícia Ferreira Monte Feitosa, Coordenadora do Projeto Pop Rua, esteve  na última terça-feira (06) no Centro POP com a finalidade de observar os critérios de prestação do serviço de assistência  à população de rua de Teresina. A Defensora foi recebida pela Coordenadora do Centro, Marina Veras, que prestou informações sobre a regularidade dos serviços ofertados.

O Centro Pop fica situado na rua Félix Pachêco, no Centro da capital e acolhe pessoas que se encontram em situação de rua, constituindo-se em um local de referência para o convívio social e oferta de atendimentos individuais e coletivos. O serviço é vinculado à Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (SEMCASPI), e acompanha mais de 100 pessoas em situação de rua, realizando cerca de 500 atendimentos mensais.

Em dezembro de 2019 a Defensoria Pública levou as ações do Projeto “Defensoria Pop Rua – Visibilidade e reconhecimento à População em Situação de Rua”, para o espaço do Centro Pop, oportunidade em que foram solucionadas 100 demandas. O Projeto é desenvolvido em eixos distintos, tais como a visibilidade para a questão social, sensibilização da sociedade, desenvolvimento de políticas públicas e educação em direitos, além de possibilitar  a troca de experiências e capacitações entre os órgãos envolvidos e visa levar atendimento para a população em situação de rua de Teresina, possibilitando o exercício da cidadania e facilitando o acesso a políticas públicas e à identificação civil, a partir da emissão de documentos. A iniciativa se propõe ainda a definir um fluxo de demandas com a assistência social do Município, definindo um canal aberto para os encaminhamentos necessários ao atendimento prestado a esse público.

Patrícia Monte destaca que durante o encontro da última terça-feira foram observadas mudanças positivas no espaço. “Fizemos uma vistoria no local, e percebemos que a estrutura esta mais organizada, saneada e limpa que no ano passado, por oportunidade da realização da ação do Projeto, contudo algumas medidas ainda necessitam ser implementadas para a melhoria dos serviços prestados. Além disso, percebemos  maior organização dos documentos e relatórios da pessoa em situação de rua. A visita foi bastante produtiva porque também oportunizou que instruíssemos a assistente social e o educador social que estavam presentes a utilizar o formulário on -line para solicitar à Defensoria Pública a orientação de acesso à documentação civil”, afirma.