O Corregedor-Geral da Defensoria Pública do Estado do Piauí, Defensor Público de Categoria Especial, Francisco de Jesus Barbosa, recebeu na última segunda-feira (21), a visita da Ouvidora-Geral Externa da Defensoria Pública do Estado da Bahia, Sirlene Assis, que cumpre agenda institucional no Piauí até a próxima sexta-feira (25). Estiveram presentes o Defensor Público Geral do Piauí, Erisvaldo Marques, a Subdefensora Pública Geral, Carla Yáscar Bento Feitosa Belchior e o Ouvidor-Geral da DPE-PI, Djan Moreira.
Francisco de Jesus Barbosa destacou a importância da Ouvidoria dentro da Defensoria Pública. “Ficamos muito felizes em receber a Ouvidora-Geral Externa do da Defensoria da Bahia, Sirlene Assis, que aqui esteve junto com o nosso Ouvidor-Geral Externo, Djan Moreira. Foi um encontro bem saudável, no qual tivemos a oportunidade de tecer alguns comentários sobre o papel desempenhado pelas Ouvidorias nas Defensorias Públicas em todo o Brasil, ensejando também que pudéssemos transportar para ela o trabalho que o nosso Ouvidor, Djan Moreira vem desenvolvendo, andado muito pelo interior do Estado, acompanhando os movimentos sociais e culturais. Na quinta-feira mesmo os dois Ouvidores devem estar na comunidade Quilombola Mimbó, no município de Amarante, reconhecida por seus vasto potencial”, afirmou.
O Corregedor-Geral também ressaltou o atual intercâmbio existente entre as Defensorias, destacando especificamente o desempenho das Ouvidorias e Corregedorias. “Ficamos muito felizes também em receber o abraço, que a Ouvidora Sirlene Assis, nos trouxe da Corregedora-Geral da Defensoria da Bahia, Dra. Lilia Cavalcante. Estamos agora, nós Corregedores de todo o Brasil, estabelecendo um intercâmbio para resolver alguns detalhes, pedidos que um estado depende que seja feito em outro estado, inclusive recentemente recebemos uma solicitação da Bahia e prontamente resolvemos junto ao Tribunal e à Secretaria Segurança aqui do Piauí. De modo que é um prazer receber nossos colaboradores, Ouvidores das Defensorias de todo o país, que nos ajudam a fortalecer esse intercâmbio”, disse Francisco de Jesus Barbosa.
Para o Corregedor-Geral da Defensoria Pública do Piauí, a Ouvidoria tem uma função imprescindível junto a Instituição, contribuindo inclusive com o trabalho da Corregedoria. “O principal vetor é essa presença que o Ouvidor ou a Ouvidora têm junto as comunidades, indo aos bairros, estando dentro dos segmentos sociais que pavimentam os carentes ou hipossuficientes, sentindo os problemas dessas pessoas, que são em regras gerais vulneráveis e precisam de alguma ação, agilidade em algum processo junto a Defensoria e, até mesmo, encaminhando casos que não se tem como estabelecer uma solução em outras esferas, mas na Defensoria a gente vê e coloca em foco até resolver o problema”, afirmou Francisco de Jesus Barbosa.