A Corregedora-Geral da Defensoria Pública do Estado do Piauí, Defensora Pública Dra. Ana Patrícia Paes Landim Salha, participa em Goiânia, capital do Estado de Goiás, da XXXIV Reunião Ordinária do Conselho Nacional dos Corregedores-Gerais das Defensorias Públicas dos Estados, do Distrito Federal e da União (CNCG). O evento, que iniciou na terça-feira (02), transcorre até esta quarta-feira (03) e acontece nova sede da Defensoria Pública do Estado de Goiás (DPE-GO).
A abertura dos trabalhos foi feita pelo Presidente em exercício do CNCG e Corregedor-Geral da DPE-GO, Defensor Público Dr. Luiz Henrique Silva Almeida, que deu as boas-vindas aos demais Corregedores-Gerais, expondo na oportunidade a importância das discussões previstas.
Participam da reunião, além de 22 Defensores Públicos que atuam na Corregedoria em suas respectivas Defensorias Públicas, participaram da solenidade de abertura o Defensor Público Geral do Estado de Goiás em exercício, Dr. Domilson Rabelo da Silva Júnior; o Segundo Subdefensor Público Geral do Estado de Goiás, Dr. Saulo Carvalho David e o Presidente da Associação Goiana dos Defensores Públicos do Estado de Goiás, Dr. Gustavo Alves de Jesus, que destacou a necessidade do fortalecimento da Defensoria Pública, segundo ele, a “última porta para a população vulnerável”. Dr. Domilson Rabelo por sua vez, ressaltou a relevância da presença significativa dos Corregedores.
Durante a manhã da terça-feira, foi apresentado o projeto de expansão da DPE-GO, pelo Segundo Subdefensor, Dr.Saulo Carvalho. De acordo com ele, o plano foi elaborado com base no adensamento populacional e vulnerabilidade social, em índice denominado Índice de Prioridade Institucional. A intenção é que sejam utilizados critérios para que a instalação atenda objetivos específicos, assim como os previstos no artigo 28 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias. Durante a exposição, os Corregedores puderam tirar dúvidas sobre o projeto e o atendimento aos assistidos nos locais onde a Defensoria Pública ainda não está instalada de forma permanente.
Ainda na terça-feira foi apresentada a prática exitosa do Estado do Tocantins denominada Campanha de Cortesia ao Usuário, pela Corregedora-Geral do referido Estado, Defensora Pública Dra. Irisneide Ferreira dos Santos Cruz. Também foram realizadas reuniões temáticas.
O evento segue nesta quarta-feira (03), com reunião restrita aos membros do Conselho Nacional dos Corregedores-Gerais das Defensorias Públicas dos Estados, do Distrito Federal e da União.