A campanha que incentiva o bom atendimento e a prática da Cortesia no âmbito da Defensoria Pública, “Cortesia gera Cortesia”, foi apresentada nesta quinta-feira (01), na Sede Provisória da Instituição, reunindo Defensoras e Defensores Públicos, servidores, colaboradores e assistidos.
A Corregedora-Geral, Dra. Ana Patrícia Paes Landim Salha, discorreu sobre o tema, informando que trata-se de uma campanha idealizada pela Corregedoria da Defensoria Pública do Estado do Tocantins que, gentilmente, cedeu à Corregedoria do Piauí. A Corregedora informou ainda que a campanha é consequência da Lei de Direitos do Usuário do Serviço Público, que já se encontra em vigor em todo o território nacional. “Todos gostamos de ser bem tratados. Sabemos que na nossa Instituição, felizmente, já adotamos o atendimento com urbanidade e o que queremos, com essa campanha, é aperfeiçoar o acolhimento que proporcionamos ao usuário do serviço público. Estudamos, dentro do Colégio de Corregedores, a aplicabilidade da Lei do Usuário desses serviços no âmbito da Defensoria e constatamos que na própria Lei, em seu Artigo 2º, já vem expresso que ela se aplica à nossa Instituição. O que pretendemos é intensificar o respeito nas relações de trabalho e atendimento, substituindo as informações e placas proibitivas pelas informativas. Construindo um ambiente favorável ao crescimento e fortalecimento da Defensoria Pública”, destacou Dra. Ana Patrícia Salha, que aproveitou a oportunidade para convidar todos os presentes a se engajarem na campanha.
O Defensor Público Geral do Estado do Piauí, Dr. Erisvaldo Marques dos Reis, também estimulou os presentes a se engajarem na Campanha que, segundo ele, cumpre um importante papel. “Quem não fica satisfeito com um bom acolhimento? Agradeço muito à Corregedoria e especialmente à Dra. Ana Patrícia, por essa ideia brilhante. Pessoalmente me sinto contemplando, desde o início da gestão que sempre enfatizo a questão do respeito, aqui somos todos iguais com funções distintas. Nossa obrigação é atender bem aos assistidos, tratar bem aos colegas. Isso engrandece e fortalece a Instituição. Vamos encampar essa campanha, difundir, divulgar dentro e fora da Defensoria, que dever ser cada vez mais uma Instituição humanizada”, afirmou.
A Campanha “Cortesia gera Cortesia”, foi lançada no dia 19 de julho, na Diretoria de Primeiro Atendimento, Unidade João XXIII da Defensoria Pública e conta com palestras e divulgação de peças no site e redes sociais da Instituição, estimulando as boas práticas e a cortesia no atendimento aos assistidos, bem como nas relações de trabalho. A Corregedoria-Geral vem apresentando a campanha em vários setores da Defensoria em Teresina, devendo levá-la também para as Defensorias Públicas Regionais.