Dra. Ana Patrícia Salha e demais Corregedores que participaram da Reunião
A Corregedora-Geral da Defensoria Pública participou dias 08 e 09 do corrente mês, em Recife (PE), da 40ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional dos Corregedores das Defensorias Públicas dos Estados, do Distrito Federal e da União. O evento foi realizado na sede da Procuradoria Geral de Pernambuco. A abertura contou com as apresentações da Orquestra Criança Cidadã, da Escola de Frevo do Recife, Defensores Mirins, do Instituto Alcance.
40ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional dos Corregedores
Além da Dra. Ana Patrícia Salha, participaram do encontro 20 representantes das Corregedorias do Amazonas, Bahia, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Roraima, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe, Tocantins e Defensoria Pública da União. Também participaram o Corregedor-Geral da Defensoria Pública de Pernambuco, Dr. José Antônio de Lima Torres; o Defensor Público Geral de Pernambuco e Presidente do Condege, Dr. José Fabrício Silva de Lima; o Subdefensor-Geral do PE, Dr. Henrique Seixas e a Corregedora-Auxiliar Dra. Manuella Pollyanna de M Silveira.
Ao abrir os trabalhos, o Defensor Público Geral Dr. José Fabrício Lima deu boas-vindas aos participantes, reforçando a importância do serviço de assistência jurídica em prol de todos os brasileiros. “Com força, garra e união das Defensorias de todo Brasil, nós vamos enfim ultrapassar cenários de dificuldades e, fazer valer. Cada vez mais a nossa missão, concedida pela nossa Constituição, através de serviço autônomo, independente e que possa verdadeiramente transformar vidas, levando cidadania, trabalhando numa sistemática de inclusão”, destacou.
Reunião foi realizada no Estado de Pernambuco
O Corregedor-Geral da Defensoria de Pernambuco, Dr. José Antônio Torres destacou a alegria de sediar a 40ª Reunião. “Foi enriquecedor o encontro, no qual discutimos práticas exitosas de vários Estados, as quais ajudaram em nossos trabalhos à frente da Corregedoria”, frisou, ressaltando ainda o crescimento institucional consolidado pela Defensoria Pública, o que, segundo ele, torna uma grande responsabilidade outorgada pela Constituição Federal, uma vez que a dinâmica social não permite a mera continuidade, exigindo aprimoramento constante. “O trabalho eficiente e diligente das Corregedorias-Gerais tem sido fundamental para o desenvolvimento de cada Defensor Público e da Instituição como um todo, na medida em que promove orientação aos órgãos de execução”, reforçou.
Durante a reunião os Corregedores conheceram as parcerias entre a Defensoria Pública de Pernambuco e a Defensoria Pública da União-Recife, bem como a sede conjunta, onde funcionam as duas Instituições. Na ocasião, o Subdefensor-Geral Dr. Henrique Seixas e o chefe da DPU-Recife, Dr. Guilherme Ataíde Jordão, expuseram sobre as parcerias entre as Defensorias Estadual e Federal.
Analisando a reunião, Dra. Ana Patrícia Salha diz que “a reunião foi muito enriquecedora, com a apresentação de várias práticas e projetos inovadores, como o da Visita Virtual, defensoria Mirim e Segurança Institucional”, diz , ressaltando a importância de estar presente nessas reuniões que sempre agregam conhecimento sobre as boas práticas da Defensoria Pública.
Fonte: DPE-PE (texto e fotos)