A Corregedoria-Geral da Defensoria Pública do Estado do Piauí finalizou nesta quarta-feira(29) a Correição Ordinária junto às Defensorias que atuam no Tribunal do Júri em Teresina. A ação faz parte do Calendário das Correições Ordinárias de 2024 e abrangem os meses de maio, junho, agosto, setembro e outubro do corrente ano.
A Corregedora-Auxiliar, Defensora Pública Luciana Moreira Ramos Araújo, avaliou como satisfatória essa etapa da correição. “A Corregedoria finalizou hoje, com muita satisfação, a correição ordinária nas Defensorias Públicas do júri na capital. Embora com um trabalho bastante desafiador, os Defensores Públicos que atuam no júri têm um desempenho digno de aplausos e toda a equipe está de parabéns pela organização e excelência com que exercem suas atribuições”, destacou.
Os Defensores Públicos que atuam no Tribunal do Júri se manifestaram sobre o trabalho da Corregedoria e a forma como exercem suas atividades.
O titular da 4ª Defensoria Pública do Tribunal do Júri, Defensor Público Jeiko Leal Melo Hohmann Britto, discorreu sobre a correição. “A Corregedoria pôde ver como funcionamos de forma bem integrada, não como Defensorias individuais mas em sistema de Núcleo. Somos uma equipe que funciona muito bem, é integrada. A Corregedoria pôde constatar como há uma qualidade nesse trabalho, que é fruto do empenho da equipe, de um diálogo que propicia uma atuação mais racional da nossa equipe, da nossa força de trabalho, (…) identificamos as qualidades de cada um para que trabalhem naquilo que têm mais aptidão. O Núcleo flui muito bem por conta disso e nossa Corregedora-Auxiliar, Luciana Araújo, teve como constatar isso e discorreu sobre o Núcleo estar bem encaminhado, o que nos trouxe muita alegria, porque reconhece nosso trabalho”, disse.
Para o Defensor Público Dárcio Rufino de Holanda, titular da 1ª Defensoria Pública do Tribunal do Júri, o trabalho foi tranquilo. “O trabalho aconteceu com absoluta normalidade, a correição não identificou nenhum problema. O Núcleo funciona de maneira organizada, racional e estamos buscando aprimoramento (…). A Corregedora-Auxiliar, Luciana Araújo e o assessor técnico Yago Cacau informaram que o Núcleo funciona de maneira bastante organizada, com um compromisso muito sério com o serviço que temos que entregar aos assistidos. Algumas carências ainda existentes em termos de estrutura, foram repassadas para a Corregedora e os trabalhos, tanto de parte da Corregedoria como de parte das Defensorias correicionadas, aconteceram de forma absolutamente transparente e tranquila. A perspectiva da Corregedoria como sabemos é de orientação, sobretudo nessa função fundamental. (…) o fato é que aqui no Núcleo das Defensorias do Tribunal do Júri nenhum problema digno de nota foi encontrado, seguimos de maneira organizada e racional e a nossa intenção é aprimorar. Agradecemos a vinda da Corregedora Auxiliar e nos colocamos, como sempre fizemos, à disposição da Corregedoria e de toda a administração superior da Defensoria, para nos cobrar, de maneira legítima, a entrega do melhor serviço que pudermos prestar, com a estrutura que contamos, para o nosso assistido”, destacou.
O titular da 2ª Defensoria Pública do Tribunal do Júri, Defensor Público Adriano Moreti Batista, fez sua avaliação da correição. “Dias tranquilos e felizes estes últimos. A presença da equipe da Corregedoria, chefiada pela Defensora Pública Luciana Araújo, desenvolveu com bastante cordialidade os trabalhos. O sentimento de coletividade do Núcleo do Júri pode ser verificado na inspeção. Recebemos sugestões, assim emitimos algumas ponderações com o fito de otimizar o serviço prestado pelo referido Núcleo. Enfatizamos aos final dos trabalhos a grande valia do “olhar de fora” sobre nosso Núcleo e o quanto isto pode afetar positivamente no nosso dia a dia”, ponderou.
O Defensor Público Erisvaldo Marques dos Reis, titular da 3ª Defensoria Pública do Tribunal do Júri, também considerou positivo o trabalho da Corregedoria. “Foi bastante satisfatória a correição ocorrida junto às quatro Defensorias que atuam no Tribunal do Júri em Teresina. Tivemos a oportunidade de apresentar à Corregedora Auxiliar, Luciana Araújo, o trabalho coeso e resolutivo que buscamos prestar aos nossos assistidos e nossas assistidas nessa área de atuação da Defensoria Pública. Considerando que a correição ocorre em caráter pedagógico, tendo por finalidade contribuir para o melhor desempenho de cada órgão de atuação, foi um prazer receber a equipe da Corregedoria. Nas Defensorias do Tribunal do Júri todos nós, Defensores, servidores e servidoras, estagiários e estagiárias, nos esforçamos para desempenhar com responsabilidade nossas funções contribuindo para o bom desempenho da Defensoria Pública”, afirmou.