Notícias

Corregedoria da DPE-PI instala Comissão de Avaliação e Desempenho dos(as) Defensores(as) Públicos(as) em Estágio Probatório

Tamanho da letra A+ A-
Publicado em 26, março de 2024 às 12:37

WhatsApp Image 2024-03-26 at 09.51.49

A Corregedoria-Geral da Defensoria Pública do Estado do Piauí instalou nesta terça-feira (26), na sala de reuniões do edifício-sede da Defensoria, em Teresina, a Comissão de Avaliação e Desempenho dos(as) Defensores(as) Públicos(as) em Estágio Probatório. Na oportunidade foram designados(as) os(as) Defensores(as) avaliadores(as) relatores(as) de cada Defensora e de cada Defensor que serão avaliados(as).

O momento contou com a participação presencial do Corregedor-Geral da Defensoria, Defensor Público Francisco de Jesus Barbosa; da Corregedora-Auxiliar, Defensora Pública Luciana Moreira Ramos de Araújo; do Defensor Público Gervásio Pimentel Fernandes; dos assessores da Corregedoria Thiago Rafael de Sousa e Maria Rosilene Inácio de Oliveira e das Defensoras Públicas e dos Defensores Públicos empossados na DPE-PI em fevereiro do corrente ano. Também participaram virtualmente os Defensores Públicos Álvaro Francisco Cavalcante Monteiro; Leonardo Nascimento Bandeira e Daniel Bezerra Lira; e as Defensoras Públicas Andrea Melo de Carvalho, Irani Albuquerque Brito, Ana Clara Ribeiro de Sousa Castro e Camila Ribeiro Bernardo.

WhatsApp Image 2024-03-26 at 09.51.59O Corregedor-Geral da Defensoria Pública, Francisco de Jesus Barbosa, explicou sobre o trâmite. “Essa reunião trata do início do estágio probatório dos sete novos Defensores e Defensoras, bem como da andamento ao estágios dos que foram empossados em março do corrente ano. Para cada novo Defensor está sendo aberto um processo junto à Corregedoria, para que passem relatórios mensais. Houve também a nomeação de Defensores avaliadores que são as Defensoras Públicas Andrea Melo de Carvalho e Irani Albuquerque Brito e os Defensores Públicos Gervásio Pimentel Fernandes e Álvaro Francisco Cavalcante Monteiro. É um momento importante porque aqui começa-se a trabalhar com a efetivação posterior desses Defensores e Defensoras dentro da categoria Defensor Público”, ressaltou.

A Corregedora-Auxiliar Luciana Araújo também discorreu sobre o momento. “Nesta primeira reunião anual da Corregedoria com os(as) Defensores(as) em estágio probatório e com os(as) Defensores(as) avaliadores(as) pudemos prestar orientações sobre os critérios avaliativos e definir o sorteio da comissão avaliativa de estágio probatório. Foi uma reunião proveitosa, participativa e que transcorreu de modo tranquilo, ficando demonstrado o compromisso de todos os envolvidos”, afirmou.

A Defensora Pública Thayanny Dantas Duarte ressaltou o que representou a reunião para quem ingressa na Instituição. “A Corregedoria é um órgão importante para manter a qualidade dos serviços prestados à população e para que os próprios membros da Defensoria tenham ciência se estão seguindo as diretrizes da Instituição. É um serviço extremamente necessário, tanto para a população como para o controle e transparência dos serviços prestados”, destacou.