Notícias

Corregedoria realiza correições em Comarcas do Sul do Estado

Tamanho da letra A+ A-
Publicado em 21, agosto de 2019 às 14:16
Correição na Comarca de Cristino Castro

Correição na Comarca de Cristino Castro, na qual é titular Dra. Marcelly Santos

A Corregedoria da Defensoria Pública está realizando neste mês de agosto correições em órgãos de atuação da Defensoria Pública, instalados em cidades do interior do Estado no ano de 2019.  Os trabalhos de correição, para os quais foram designados a Corregedora Auxiliar, Dra. Luciana Moreira Ramos de Araújo, e o servidor da Corregedoria, Yago Cacau Lima, acontecerão também no próximo mês de setembro.

Dentro desse processo, o  primeiro órgão de atuação no interior do Estado a passar pela correição foi a Defensoria de Corrente, onde é titular o Defensor Público Dr. Eduardo Ferreira Lopes. A referida correição ocorreu no dia 13 de agosto. Posteriormente, no dia 14 de agosto, foram realizadas correições nas Defensorias de Bom Jesus e de Cristino Castro, onde estão lotadas, respectivamente, as Defensoras Públicas Dra. Ana Cristina Carreiro de Melo e Dra. Marcelly Santos de Sousa. Além da realização da correição, a Corregedora Auxiliar aproveitou a oportunidade para apresentar o projeto da Corregedoria “Cortesia gera Cortesia”.

Dra. Luciana Moreira, Dr. Eduardo Lopes e equipe da Defensoria em Corrente

Dra. Luciana Moreira, Dr. Eduardo Lopes e equipe da Defensoria em Corrente

Segundo Dra. Luciana Moreira, “a correição tem por função primordial o aperfeiçoamento do serviço público prestado pelos órgãos de atuação da Defensoria Pública, pois estamos priorizando o trabalho preventivo e não punitivo. Ainda, levamos aos colegas Defensores e seus colaboradores o projeto “Cortesia gera Cortesia”, que foi bem recebido por todos, o que, sendo posto em prática, elevará ainda mais o ótimo atendimento que já é prestado nas Defensorias visitadas”, diz a Corregedora Auxiliar.

Dra Marcelly Santos de Sousa diz que o trabalho da Corregedoria tem sido fundamental para estreitar as relações entre as Defensorias regionais e a Gestão. “Vi com ótimos olhos a visita da Corregedoria à Defensoria Pública de Cristino Castro, considerando que as Comarcas do Sul do Estado, dada a distância da capital, se encontram mais isoladas, de modo que a realização de correições periódicas não implica apenas em conferência de relatórios, mas principalmente no estreitamento dos laços do Defensor Público com a Instituição, no que tange ao feed back sobre o trabalho desempenhado, considerando a estrutura disponível, bem como viabiliza o canal para manifestação dos anseios do Defensor correicionado, e o que pode ser melhorado para uma melhor assistência jurídica aos nossos assistidos”, diz a Defensora titular de Cristino Castro.

Dra. Ana Cristina Carreiro, titular da Defensoria de Bom Jesus, também se manifestou sobre a correição. “No dia 14 de agosto de 2019, a Defensoria Pública Regional de Bom Jesus/PI recebeu a Dra. Luciana Moreira, Corregedora Auxiliar, e o assessor Yago Cacau Lima, momento em que esta equipe nos orientou como padronizar a execução dos serviços da instituição com o propósito de que fique melhor organizado. Também procurou saber das dificuldades que a Regional vem enfrentando, que acho de suma importância essa preocupação, pois, o serviço bem executado necessita de estrutura e do bem estar do próprio servidor. E, ao final, ministrou uma palestra “Cortesia gera Cortesia”, como melhor atender o nosso assistido, que se trata de um projeto interessantíssimo, uma vez que todo indivíduo necessita ser tratado com cordialidade”, destaca.

Dra. Ana Cristina Carreiro e equipe da Defensoria em Bom Jesus

Dra. Ana Cristina Carreiro e equipe da Defensoria em Bom Jesus

Titular da Defensoria de Corrente, Dr. Eduardo Lopes destaca a contribuição que as correições levam para o trabalho desenvolvido nas Defensorias Regionais. “É importante ter uma Corregedoria eficiente e atuante visitando os municípios, para que tenha o contato com a realidade e o trabalho das Defensorias e também porque a correição serve para aprimorar o atendimento aos usuários, por meio das recomendações que contribuem para  que o serviço seja realmente efetivado contribuindo para maior presteza no atendimento”, afirma o Defensor.

Cumprindo o calendário previsto, as correições em órgãos de atuação nas cidades do interior do Piauí continuarão no mês de setembro nas Defensorias de Valença, Picos, Simplício Mendes, Simões em Jaicós.