
Fale a Verdade
Nas informações prestadas à pessoa que recebe assistência jurídica, a verdade é extremamente importante. Mesmo sendo desagradável, é preferível assumir uma falha a passar para ela a impressão de que esconde informações.
-
- Cortesia gera Cortesia
-
- Atenda bem todas as pessoas e não forme impressões antecipadas. O tratamento “senhor” ou “senhora” deve ser dirigido a todas e todos, a não ser que a pessoa autorize que trate por “você”.
-
- Cumprimente com um sorriso. Se mostre agradável e cordial, isso facilita o contato com as pessoas que receberão assistência jurídica. Sempre que possível chame pelo nome.
-
- Nunca deixe uma pessoa esperando, principalmente se o serviço que estiver fazendo não tiver relação com o assunto que ela veio tratar. Para quem espera, um minuto torna-se uma eternidade.
-
- Demonstre boa vontade, cumprimente todas as pessoas. A gentileza e a cortesia não precisam se restringir ao setor de atuação, devendo se estender a todos na Instituição.
-
- Atenção ao Cidadão – Nunca, nunca mesmo, dê ordens a uma pessoa assistida. Ninguém gosta de ouvir algo como “você tem que assinar aqui”. Seja mais cordial; tem mais valor: “por favor, o senhor poderia assinar nesta linha?” ou “por gentileza, a senhora poderia me acompanhar?”.
-
- O tempo é um fator importante no atendimento. Geralmente, a pessoa assistida deseja ter a própria necessidade sanada o mais rápido possível. Mas, cuidado: não confunda rapidez com descaso!
-
- Evite termos Técnicos Cuidado com expressões jurídicas complexas; usá-las pode causar incompreensão e constrangimento a quem recebe atentimento. Abreviações e siglas também devem ser evitadas. Use linguagem simples, voz moderada e clara.
-
- Evite Atitude Negativas Frases negativas tendem a criar um clima negativo. O ideal é evitar expressões como: "não pode","está errado", "não deve".
-
- Fale a Verdade | Nas informações prestadas à pessoa que recebe assistência jurídica, a verdade é extremamente importante. Mesmo sendo desagradável, é preferível assumir uma falha a passar para ela a impressão de que esconde informações.
A CAMPANHA
A campanha “Cortesia gera Cortesia” foi desenvolvida pela Corregedoria Geral da Defensoria Pública do Tocantins com o objetivo de sensibilizar quanto à importância de um atendimento com urbanidade e cedida à Corregedoria Geral da Defensoria Pública do Piauí. Ação conta com 13 tópicos destinados ao bom atendimento e a cortesia.
Use a hashtag #cortesiadefensoriapi e compartilhe essa ideia.