O Curso de Formação de Novos(as) Defensores(as) Públicos(as) que vem sendo realizado pela Defensoria Pública do Estado do Piauí, por meio da Escola Superior da Defensoria Pública (Esdepi), contou na última terça-feira , dia 26, com a participação virtual da Defensora Pública do Estado de Rondônia, Flávia Albaine Farias da Costa, que é coordenadora da Comissão dos Direitos das Pessoas com Deficiência da ANADEP e falou sobre “Atuação da Defensoria Pública em prol das pessoas com deficiência”.
O Curso de Formação, que é ministrado por por profissionais que vivenciam a Defensoria diariamente, se destina a que as novas Defensoras e os novos Defensores conheçam a realidade da Instituição em todos os âmbitos, inclusive como se dá essa realidade no interior do Estado, onde inicialmente serão lotadas e lotados(as).
Flávia Albaine falou sobre a oportunidade de ministrar um tópico. “Foi um momento muito prazeroso de troca no qual pude passar um pouco da técnica da atuação da Defensoria Pública em prol das pessoas com deficiência, assim como a minha experiência pessoal nesses sete anos e meio como Defensora Pública. Desejo sucesso e sabedoria aos novos colegas nessa bela e desafiadora trajetória que é ser Defensor Público”, disse.
O momento foi bem recebido pelas Defensoras e Defensores participantes do Curso. A Defensora Pública Nancy Queiroz Cavalcante Carvalho de Holanda Miranda externou o ganho. “Gostaria de ressaltar a importância de ter esse momento, esse espaço aberto de diálogo, para tratar de um tema de tamanha relevância, que é a atuação da Defensoria Pública em prol da pessoa com deficiência perante todos nós que fomos recém nomeados, e ressaltar a importante atuação da Defensora Flávia Albaine, que nos relatou como funciona, na prática, e o que poderíamos conseguir para ir realmente além do que dita a lei, para a efetividade das medidas e de todos os direitos que são assegurados à pessoa com deficiência. Gostaria de ressaltar realmente esse campo, esse espaço de aprendizado para todos nós que estamos entrando na Defensoria Pública e estamos comprometidos a lutar em prol das pessoas com deficiência” , destacou.
A Diretora da Esdepi, Defensora Pública Sheila de Andrade Ferreira, destacou a importância do curso e da participação da Defensora de Rondônia. “O Curso de Formação dos Novos Defensores Públicos promovido pela Esdepi está sempre em busca de trazer temas e profissionais que possam colaborar para o saber mais eficaz para os novos colegas. Desse modo, a participação da Defensora Pública Flávia Albaine, que tem expertise na temática de Pessoas com Deficiência e que sempre colabora com a DPE-PI, o que nos honra, foi um momento de grande valia para os colegas”, afirmou.
Sobre a ministrante:
Flávia Albaine Farias da Costa é mestra em Direitos Humanos pela Universidade Federal de RO. Professora e pesquisadora dos Direitos das Pessoas com Deficiência da PUC-RJ, do Curso Supremo e do Curso CEI. Coordenadora da linha de Direitos das Pessoas com Deficiência do Grupo de Estudos em Direitos Humanos da Amazônia. Colunista dos Direitos das Pessoas com Deficiência no Jornal O Dia e no Jornal Estadão.