A Defensora Pública Sheila de Andrade Ferreira, Diretora Cível da Defensoria Pública, foi a ministrante do IV Módulo do Curso Defensoras Populares, neste sábado (17). A Defensora abordou o tema “Direito das Famílias – Elementos básicos sobre institutos do Direito das Famílias”. O Curso é desenvolvido dentro do Projeto Defensoras Populares, uma iniciativa da Subdefensora Pública Geral, Carla Yáscar Bento Feitosa Belchior, realizada em conjunto com Núcleo de Defesa da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar.
Desenvolvido em 2020 completamente em formato virtual, por meio da Plataforma Zoom, devido aos riscos de contágio do Novo Coronavírus, essa nova turma do Defensoras Populares tem superado as expectativas não somente pela quantidade de participantes, mais de 80 alunas, como pela extensão que alcançou, contado com mulheres não somente de Teresina, mas também do interior do Piauí e mesmo do estado do Maranhão. A interatividade das participantes também tem sido significativa e servido de estímulo para as organizadoras e as ministrantes dos módulos.
A Defensora Pública Sheila de Andrade diz que a experiência em participar do Curso é especial. “Agradeço pela oportunidade de poder compartilhar conhecimento sobre o estudo do Direito das Famílias no IV Modulo do Projeto Defensoras Populares. A experiência nesse evento organizado com tanta dedicação é especial, porque além de proporcionar conhecimentos também compartilhamos vivências com diversas mulheres da capital e interior. A organização é um primor desde a acolhida, até a despedida, passando pelos minigrupos montados. É sempre uma satisfação fazer a diferença na vida de alguém e saber que haverá multiplicadoras dos temas abordados”, afirma a ministrante que ao final de sua fala sorteou o livro “Mulheres – desvelando o cotidiano e seus múltiplos desafios” entre as alunas.
Para a Coordenadora do Defensoras Populares, Carla Yáscar Belchior, a cada módulo tem sido possível comprovar que o Projeto se firmou como uma importante ferramenta na luta pela garantia de direitos. “A interatividade entre ministrantes e participantes, a curiosidade e interesse que as alunas demonstram pelos temas abordados, nos dão a certeza que esse é um Projeto que veio para ficar e que trata-se de um importante divisor no que se refere a dotar as lideranças femininas de meios eficazes para que possam, de forma segura, lutar pelos direitos das mulheres, pelos direitos humanos, dentro de suas comunidades, levando cada vez mais mulheres a entenderem a sua força, o seu potencial e o papel que podem exercer na sociedade”, afirma.
O próximo Módulo do Curso Defensoras Populares acontece no dia 24 e terá como ministrante a Defensora Pública Sara Maria Melo Araújo, que abordará “Direitos das Pessoas Idosas e das Pessoas com Deficiência”.