Notícias

Curso Defensoras Populares conclui abordagem sobre Direito das Famílias neste sábado (26)

Tamanho da letra A+ A-
Publicado em 24, outubro de 2019 às 12:43

Módulo IV Defensoras Populares

Será realizada no próximo sábado (26), a partir das 15h, na Biblioteca Estação Nova Cultura, no Itararé, zona Sudeste de Teresina, nova etapa do Curso Defensoras Populares, que tem por objetivo a formação de lideranças comunitárias femininas como agentes multiplicadoras, na busca pela garantia dos direitos das mulheres. A aula, que conclui o IV Módulo, será  ministrada pela Defensora Pública Dra. Rosa Mendes Viana Formiga, titular da 9ª Defensoria Pública de Família e Coordenadora da Escola Superior da Defensoria Pública (Esdepi).

O tema deste sábado versará sobre “Direito das Famílias – Elementos básicos sobre institutos do direito das famílias, como casamento, guarda, alimentos, divórcio, reconhecimento e dissolução de união estável”. A ministrante também discorrerá sobre as Oficinas de Pais e Filhos, desenvolvidas pela Defensoria Pública por meio do Núcleo de Solução Consensual de Conflitos e Cidadania (NUSCC).

O Projeto Defensoras Populares foi implantado no Piauí por iniciativa da Subdefensora Pública Geral, Dra. Carla Yáscar Bento Feitosa Belchior e vem sendo realizado com significativa participação das lideranças femininas do Itararé e região.

As aulas são sempre ministradas por mulheres, o que tem representado um diferencial na experiência. O curso deverá ser concluído no final de novembro, quando as participantes receberão certificação da Defensoria Pública, estando devidamente habilitadas para atuarem junto as suas comunidades.

Dra. Carla Yáscar Belchior destaca que o interesse das participantes tem contribuído para o bom desenvolvimento do curso. “Tem sido de fundamental importância o interesse demonstrado pelas lideranças femininas do Itararé e Região pelos temas levantados até o momento dentro do Curso Defensoras Populares. Para nós, que integramos a Defensoria Pública, esse engajamento serve de estímulo para que a cada módulo estejamos mais empenhadas em promover o empoderamento dessas mulheres. Importante dizer que o curso na verdade é uma troca de experiências e que cada história de vida ali relatada nos traz mais conhecimento sobre a população, oportunizando que possamos aprimorar também o nosso trabalho como Defensoras Públicas. Destacamos que após concluído no Itararé,  o Projeto Defensoras Populares será desenvolvido em outras zonas de Teresina”, ressalta.