O Defensor Público Marcos Martins de Oliveira, titular da 2ª Defensoria Pública de Floriano representou a Defensoria Pública do Estado do Piauí durante o Fórum Regional de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência, realizado nos dias 03 e 04 deste mês de maio, no Centro Educacional Profissionalizante Calisto Lôbo, em Floriano. O evento foi promovido pela Secretaria para Inclusão da Pessoa com Deficiência (Seid) e o Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Conede), em parceria com o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania. Na ocasião o Defensor Público proferiu palestra sobre os “Direitos das Pessoas Atípicas TDAH e Autismo”.
A palestra Magna “Políticas Públicas do Estado do Piauí para Pessoas com Deficiência”, esteve à cargo do Secretário para Inclusão da Pessoa com Deficiência e Presidente do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Mauro Eduardo.
Durante os dois dias foram discutidos temas relacionados aos direitos das pessoas com deficiência, tais como “Avanços e Projetos para Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva”; “Atendimento Odontológico de Pacientes com Deficiência Cognitiva Severa” ; “Identificação e Atendimento de Pessoas com Autismo” .
O Defensor Público Marcos Martins de Oliveira avalia como satisfatória a participação da Defensoria Pública. “O Fórum Regional contou com a participação de muitos municípios do entorno de Floriano, muitos órgãos, instituições e associações da sociedade civil. A Defensoria Pública foi representada e teve participação destacada ao trazer os direitos do PCDs, TEAs e TDAHs, entre eles, Amparo social, aposentadoria, isenções de impostos, gratuidades em transporte coletivos, tema 1097 de repercussão geral, remoção de servidores, redução de carga horária, reserva de vagas em seleções públicas e direitos procedimentais em juízo. Foram momentos marcantes, emocionantes e empolgantes. A Defensoria Pública foi tratada com muito carinho e cumpriu seu papel de promoção dos direitos humanos”, afirma.
O encerramento do Fórum contou com apresentações e exposição de talentos de pessoas com deficiência, além da entrega de certificados.