O Defensor Público Erisvaldo Marques dos Reis, será agraciado com o Título Honorífico de Cidadania Teresinense em solenidade a ser realizada na Câmara Municipal de Teresina, às 11h do dia 13 de novembro do corrente ano. A proposição é da vereadora Teresinha Medeiros (União Brasil).
Nascido em Simplício Mendes e residindo durante a infância e adolescência em São João do Piauí, Erisvaldo Marques é bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais pela UFPB e especialista em Direito Público pelo CEUT em parceria com o TCE/PI. É também ex-Assessor Jurídico do TCE/PI.
Em 2008 ingressou na Defensoria Pública do Estado do Piauí, atuando em várias Regionais. Foi Defensor titular da Defensoria Pública Regional de Elesbão Veloso e da 1ª Defensoria Pública Regional de Campo Maior. Atuou na Defensoria Itinerante e atualmente é Titular da 3ª Defensoria Pública do Tribunal do Júri da Capital e assessor jurídico do Gabinete da Defensora-Geral. Exerceu o cargo de Subdefensor Público Geral nos dois mandatos da Defensora Hildeth Evangelista e se destacou como Defensor Público Geral do Estado do Piauí também por dois mandatos, 2019/2021 e 2021/2023, oportunidade em que contribuiu para vários avanços na Instituição, que resultaram em uma prestação de serviços cada vez melhor ao público assistido.
A autora da proposição, Vereadora Teresinha Medeiros, diz que a trajetória do agraciado motivou a indicação. “O que nos motivou a apresentar essa concessão de Título Honorífico de Cidadania Teresinense ao Defensor Público Erisvaldo Marques dos Reis foi tudo que ele representa para o Piauí e para Teresina, nossa capital. Ele, que é filho de José Marques dos Reis e de Judite Beronizia Marques, é natural de Simplício Mendes, mas residiu por 14 anos em São João do Piauí, e tem vastos serviços de relevância prestados à Teresina. A Câmara Municipal e nós, como vereadora, reconhecemos este grande cidadão teresinense, que merece essa outorga, a maior que Câmara dá a personalidades de extrema importância para a nossa capital. Temos orgulho de poder estar concedendo esta comenda a este grande homem, que é digno dessa cidadania, tão digno que me sinto honrada e feliz em parabenizar também a Câmara Municipal por nos dar essa oportunidade de agraciar essas personalidades que muito honram a cidade de Teresina”, destaca.
Para o Defensor Público Erisvaldo Marques receber o título de cidadania teresinense representa uma honra e uma alegria. “Estou muito feliz e é uma grande honra me tornar uma pessoa dessa terra de Teresina, que é tão querida. Essa cidadania é um compromisso histórico, presente e futuro, para com essa cidade que me recebeu e a qual aprendi a amar desde 1991. Cidade na qual tenho exercido minha profissão procurando contribuir de forma eficaz para a garantia de direitos de uma grande parcela da população. Na qual, à frente da Defensoria Pública por dois mandatos, trabalhei com afinco para que o acesso à Justiça seja uma realidade, especialmente para as pessoas mais vulneráveis que dela precisam. Agradeço à Vereadora Teresinha Medeiros e aos demais vereadores por me concederem essa deferência que é motivo de imensa alegria”, afirma.