A Câmara Municipal de Teresina (CMT), concedeu nesta segunda-feira (13), o título de Cidadania Teresinense ao Defensor Público Erisvaldo Marques dos Reis. A homenagem foi proposta pela vereadora Teresinha Medeiros, e aprovada pelos demais membros da casa legislativa.
A mesa solene da cerimônia foi composta pelo homenageado, Defensor Público Erisvaldo Marques dos Reis; a vereadora e proponente da homenagem, Teresinha Medeiros; a Defensora Pública Geral do Estado do Piauí, Carla Yáscar Bento Feitosa Belchior; o Corregedor-Geral da Defensoria, Francisco de Jesus Barbosa; o Ouvidor-Geral Externo da Defensoria, Djan Moreira; a senhora Amélia Reis, tia do homenageado; Talmy Tércio Ribeiro, representando a OAB Piauí; e o secretário executivo da Semgov, Gladyston Michel Saldanha Moura.
A cerimônia contou com transmissão simultânea através do Youtube da Câmara Municipal de Teresina (youtube.com/CamaraMunicipaldeTeresina), e contou com a presença de Defensoras e Defensores Públicos, servidoras e servidores da Defensoria, representantes do Poder Executivo e de , além de familiares do homenageado.
“Hoje estou muito emocionado em receber o título de cidadania de Teresina e partilho este momento com todos os colegas Defensoras e Defensores Públicos, servidoras e servidores, do fundo do coração. Sem vocês nada disso teria ocorrido[…] Receber a cidadania teresinense representa o reconhecimento do trabalho, não só meu, mas daquele recorte de tempo em que fui Defensor Público Geral do Piauí, o que representa o trabalho desempenhado pela Defensoria do Piauí, e assim representa o compromisso passado e presente com esse belíssimo município de Teresina. Agora cidadão teresinense, se já tinha um grande amor e respeito pela cidade que me recebeu tão bem, agora reafirmo ainda mais o compromisso em lutar ainda mais na defesa dos direitos dos teresinenses, continuarei dando a minha dedicação e meu empenho por uma sociedade mais justa. Adotei Teresina como minha cidade do coração, e agora Teresina me adota oficialmente. Tenho mais uma data para comemorar, 10 de outubro, data do decreto legislativo concessivo do título. Com muito orgulho agora posso dizer sou cidadão de Teresina, muito obrigado!”, disse o homenageado, Defensor Público Erisvaldo Marques dos Reis.
Propositora do título, a vereadora Teresinha Medeiros falou da importância da atuação do Defensor Público Erisvaldo Marques dos Reis para toda a população da capital, e da oportunidade de homenagear o agraciado. “Essa honraria nasceu do reconhecimento que a Câmara Municipal de Teresina e esta vereadora tem por reconhecer o valor que este homenageado tem. Em requerimento aprovado pelos 29 vereadores nós temos o prazer e a satisfação de entregar essa honraria em reconhecimento à valorização dos serviços prestados à Teresina, ao nosso povo, à cidade, à Defensoria Pública, que faz um excelente trabalho na nossa capital, tendo como o nosso amigo Erisvaldo Marques dos Reis, que hoje recebe essa homenagem, pelos relevantes serviços prestados a nossa cidade e isso nos deixa muito feliz, por saber que estamos homenageando um cidadão agora teresinense de fato e de direito. Para nós é uma alegria e felicidade enorme. Só queremos parabenizar a ele, à família, os amigos e a Defensoria Pública do Piauí, por ter em seus quadros esse cidadão teresinense de tamanha envergadura”, disse.
A Defensora Pública Geral do Estado do Piauí, Carla Yáscar Bento Feitosa Belchior, em sua fala parabenizou o homenageado pela sua trajetória de vida e sua atuação enquanto Defensor Público do Estado do Piauí. “A minha palavra é muito simples, mas é muito sincera, que é falar sobre esse reconhecimento que o Erisvaldo Marques dos Reis hoje recebe. Foi aqui em Teresina que ele construiu a vida dele, a carreira. Embora tenha trabalhado no interior do estado, como trabalhou durante vários anos, tem uma história de vida em Teresina, tanto no âmbito profissional quanto no âmbito pessoal, e esse título é muitíssimo merecido. Erisvaldo Marques é de uma conduta exemplar, enquanto gestor, enquanto pessoa, e hoje, tem a alegria de receber o seu título de cidadania teresinense. Sei da emoção dele em receber esse título que vem para coroar essa história de trabalho e dedicação a Teresina e ao povo de Teresina”, destacou.
Trajetória do homenageado:
Nascido em Simplício Mendes e residindo durante a infância e adolescência em São João do Piauí, Erisvaldo Marques é bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais pela UFPB e especialista em Direito Público pelo CEUT em parceria com o TCE/PI. É também ex-Assessor Jurídico do TCE/PI.
Em 2008 ingressou na Defensoria Pública do Estado do Piauí, atuando em várias Regionais. Foi Defensor titular da Defensoria Pública Regional de Elesbão Veloso e da 1ª Defensoria Pública Regional de Campo Maior. Atuou na Defensoria Itinerante e atualmente é Titular da 3ª Defensoria Pública do Tribunal do Júri da Capital e assessor jurídico do Gabinete da Defensora-Geral. Exerceu o cargo de Subdefensor Público Geral nos dois mandatos da Defensora Hildeth Evangelista e se destacou como Defensor Público Geral do Estado do Piauí também por dois mandatos, 2019/2021 e 2021/2023, oportunidade em que contribuiu para vários avanços na Instituição, que resultaram em uma prestação de serviços cada vez melhor ao público assistido.