Em solenidade realizada no Theatro 4 de Setembro, na noite do último sábado (19), o Defensor Público Geral do Estado do Piauí, Dr. Erisvaldo Marques dos Reis, foi agraciado com a Ordem do Mérito Renascença no Grau Comendador. A Ordem, mais alta comenda do Estado, tem o Governador Wellington Dias como Grão Mestre. A solenidade foi parte das comemorações pelos 197 anos de adesão do Piauí à Independência do Brasil.
Instituída em 31 de março de 1973 por meio do Decreto Nº 1588 e regulamentada pelo Decreto Nº 1962, de 17 de fevereiro de 1975, a Ordem Renascença é destinada a personalidades e entidades nacionais e estrangeiras que tenham se tornado dignas da gratidão, admiração e reconhecimento por parte do povo e do Governo do Piauí.
Junto com o Defensor Público Geral, foram homenageadas personalidades como a Procuradora Geral de Justiça, Dra. Carmelina Moura e o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil. Seccional Piauí, Dr. Celso Barros Coelho Neto.
Ao discorrer sobre a homenagem, o Governador Wellington Dias fez um apanhado da representatividade da adesão do Piauí à Independência do Brasil. “Devemos conhecer a história do Piauí e olhar com orgulho para o nosso passado, para repor a verdade da historia do Brasil a partir do que aconteceu no Piauí, para ter a firmeza das nossas ações no presente e na construção do futuro, buscando a justiça social para todos. Precisamos ressaltar a importância que a independência do Piauí teve como forte contribuição para esse grade e belo território chamado Brasil. Temos razão de ter orgulho do nosso passado, para que possamos no dia a dia construir um estado democrático e soberano junto com o Brasil”, destacou o Chefe do Executivo.
O Defensor Público Geral, Dr. Erisvaldo Marques, destacou ser uma honra fazer parte da Ordem . “ Estamos extremamente honrados com essa deferência por parte do Governo do Piauí, sabemos que a nossa indicação perpassa pelo trabalho que desenvolvemos frente à Defensoria Pública, na busca pela justiça e igualdade social e que só podemos realizar com o apoio e colaboração de todos que fazem parte da nossa Instituição. Credito essa insígnia ao trabalho e empenho dos Defensores, servidores, colaboradores e estagiários da Defensoria Pública do Estado do Piauí”, afirmou.