O Defensor Público Geral do Estado do Piauí, Erisvaldo Marques dos Reis, participou nesta quinta-feira (23), na sede da Defensoria Pública do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre, da 54ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional de Defensores Públicos Gerais (Condege).
O encontro ocorreu em formato híbrido, com transmissão em plataforma virtual, sendo que a maior parte dos Defensores-Gerais esteve presencialmente na capital gaúcha onde, por cerca de cinco horas discutiram temas de interesse institucional, entre eles, assuntos relacionados ao sistema de peticionamento integrado e a adesão das Defensorias ao Gabinete de Articulação pra Enfrentamento da Pandemia na Educação no Brasil (GAEPE). Também foi aprovada a ata da 53ª Reunião Ordinária, realizada no dia 16 de agosto.
“Tivemos uma recepção incrível do Dr. Antonio Flávio, Defensor Público Geral do RS, e de toda a sua equipe, com uma adesão presencial de 24 estados, dos 27. Isso surpreende positivamente ao vermos que as coisas estão aos poucos voltando ao normal. Nessas reuniões presenciais, mais do que tratar de pautas definidas, discutimos a Defensoria Pública o tempo todo. Foram dois dias conhecendo as instituições do Rio Grande do Sul e como elas enxergam a Defensoria. Além disso, o encontro presencial faz com que as gestões fiquem mais próximas umas das outras, para amenizar custos, trabalhar com harmonia e pensar da mesma forma, cada um com sua peculiaridade”, comentou a Presidente do Condege, Defensora Pública Geral do Tocantins, Estellamaris Postal.
Em clima de Semana Farroupilha, vestido de lenço, bota e bombacha para celebrar o mês da cultura gaúcha, comemorado tradicionalmente em setembro, o Defensor Público Geral do Rio Grande do Sul, Antonio Flávio de Oliveira, comentou sobre a importância do evento. “A Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul se sente muito prestigiada e feliz por receber os Defensores Públicos Gerais do Brasil inteiro. O Conselho é importantíssimo, não só pela troca de ações, mas também pela questão política. Ele mostra a grandeza da Defensoria, para que possamos consolidar cada vez mais essa Instituição comprometida com a Justiça, igualdade e direitos humanos. O Conselho é a nossa representação macro para dialogar, conversar e direcionar muitas das ações da Defensoria Pública como um todo”, disse.
O Defensor Público Geral do Piauí, Erisvaldo Marques, também destacou a importância da retomada das reuniões presenciais do Conselho. “Mesmo ainda adotando todos os cuidados necessários devido ao fato de ainda estarmos vivenciando a pandemia da Covid-19, é com satisfação que vemos o Condege voltar a reunir número significativo dos seus membros. Como bem disse a Presidente do Colegiado, Defensora-Geral do Tocantins, Estellamaris Postal, a possibilidade de nos encontrarmos presencialmente para discutirmos questões de interesse da Defensoria Pública em todo o país muito nos fortalece, pois permite uma maior troca de experiências que contribuem para o bom desempenho das nossas ações em cada estado, respeitando as peculiaridades de cada um”, afirmou.
A próxima reunião do Conselho será realizada no Estado de São Paulo, no dia 21 de outubro.
Fonte: Defensoria Pública do RS, com adequações