O Defensor Público Geraldo Estado do Piauí, Erisvaldo Marques dos Reis, participou nesta segunda-feira (14), na sede da OAB/PI, da abertura do seminário Conexão Recife-Medellín-Teresina, evento realizado pelo Governo do Estado, com apoio da OAB/PI, entre outros órgãos e instituições. O Ouvidor-Geral Externo da Defensoria, Djan Moreira, também esteve presente.
O evento, que acontece até a terça-feira (15), contará com palestrantes da Colômbia, Pernambuco e Pará , apresentando estratégias socio-preventivas adotadas em Medellin, Recife e Belém, para superação de vulnerabilidades e violências.
“Estamos recebendo a delegação da Colômbia, a partir da experiência na área da segurança em Medellín. Estamos trabalhando em Belém, Recife e agora Teresina uma experiência exitosa, onde se tem um trabalho integrado da área da segurança com o judiciário e a sociedade. Se lá deu um bom resultado, esperamos que dê também para Teresina e para todo o Piauí”, disse o Governador Wellington Dias durante o evento, explicando ainda que se encontra em fase de finalização a entrega do equipamento para o projeto piloto na zona norte de Teresina.
Para a superintendente do Sistema de Gestão de Risco da Secretaria Estadual da Segurança Pública, Delegada Eugênia Villa, os exemplos vivenciados nessas outras cidades devem servir de inspiração para projetos a serem desenvolvidos no nosso estado.“Essa experiência de Medellín inspirou Recife e Belém. Medellín vivenciou enormes índices de criminalidade, sobretudo de morte violenta e reduziu essas mortes drasticamente com essas políticas sociais, Recife, inspirada em Medellín também reduziu esses índices. E o Pará, também inspirado em Medellín, agora em outubro reduziu diversos índices de segurança. Queremos para Teresina, para o Piauí, utilizar esses exemplos de êxito para produzirmos, dentro da realidade das nossas comunidades, um projeto que visa a diminuição dos índices de violência e criminalidade”, ressaltou.
O Defensor Público Geral, Erisvaldo Marques, destacou que a iniciativa representa um avanço. “Todas as ideias que venham a somar visando a redução da violência e criminalidade sempre serão bem-vindas. Envolver as comunidades nesses projetos, oportunizando o acesso à educação, ao esporte e ao lazer, certamente é uma forma de trabalhar essa questão, alcançando a redução desses índices. Como Instituição que possibilita o acesso à Justiça especialmente à população mais vulnerável, a Defensoria Pública apoia a iniciativa que certamente fará a diferença nas nossas comunidades”, disse.
Com dados da CCOM/Governo do Estado