Notícias

Defensor Público Geral participa de solenidade virtual para lançamento da Campanha Sinal Vermelho

Tamanho da letra A+ A-
Publicado em 24, julho de 2020 às 20:07

solene1

O Defensor Público Geral do Estado do Piauí, Erisvaldo Marques dos Reis, participou nesta sexta-feira (24) de reunião para o lançamento no âmbito estadual da Campanha Sinal Vermelho, idealizada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e a Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), com o objetivo de ampliar canais silenciosos de denúncia de violência doméstica e familiar no Brasil. O lançamento foi realizado pela Deputada Rejane Dias, por meio de plataforma virtual e contou com a participação de representantes de todos os Poderes, além da Coordenadoria da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do Estado.

A Defensoria já havia aderido à Campanha juntamente com o Tribunal de Justiça do Estado do Piauí. A iniciativa conta com o apoio do Colégio Nacional de Defensores Públicos Gerais . O protocolo é simples. Com um “X” vermelho na palma da mão, que pode ser feito com caneta ou mesmo um batom, a vítima sinaliza que está em situação de violência a um atendente das farmácias ou drogarias que aderiram. Com o nome e endereço da mulher em mãos, os atendentes deverão ligar, imediatamente, para o 190 e reportar a situação. O projeto conta com a parceria de 10 mil farmácias e drogarias em todo o país.

A Deputada Rejane Dias  destacou a iniciativa. “Trata-se de uma campanha muito importante, que na verdade busca sensibilizar toda a sociedade para a questão do enfrentamento à violência doméstica em nosso Estado. Agradecemos a participação importantíssima das farmácias, que ajudarão as mulheres que se encontram em situação de violência, sendo agredidas enquanto cumprem  o isolamento social. Todas essas farmácias  já foram mobilizadas no sentido de ajudar, facilitando as denúncias, para que o aparato policial possa fazer seu trabalho, objetivando conter a violência a que as mulheres muitas vezes são submetidas em nosso país”, ressaltou.

Segundo Zenaide Lustosa, gestora da Coordenadoria da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar disse que “romper o ciclo da violência doméstica é um dos principais focos da Campanha, pois quando as mulheres silenciam, matam a si mesmas e a outras mulheres”.

O Defensor Público Geral destacou a importância da criação de novos canais para o enfrentamento da violência contra mulheres. “Infelizmente a violência doméstica contra as mulheres ainda é uma realidade em nosso país e a Defensoria Pública vê como fundamental que cada vez mais sejam criados canais diferenciados, para que essas mulheres encontrem o apoio necessário tanto para denunciar como para sair dessa situação de violência. A campanha Sinal Vermelho chega em um momento fundamental e, certamente, contribuirá significativamente com outros canais que já existem para esse tipo de apoio. Importante lembrar que na Defensoria temos o Núcleo de Defesa da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar, que mesmo nesse período de pandemia tem desenvolvido um relevante trabalho no sentido de acolher e apoiar as mulheres vítimas de violência, utilizando para isso os canais disponibilizados por meio de nossas redes sociais, como números de telefone, whatsApp e email. O importante é que essas mulheres saibam que existe a quem recorrer”, afirmou Erisvaldo Marques.