Notícias

Defensor Público Geral participa do lançamento do Juízo 100% Digital e Balcão Virtual pelo TJ/PI

Tamanho da letra A+ A-
Publicado em 20, abril de 2021 às 21:32

100

O Defensor Público Geral do Estado do Piauí, Erisvaldo Marques dos Reis, participou, nesta terça-feira (20), do lançamento pelo Tribunal de Justiça do Estado do Piauí dos projetos Juízo 100% Digital e Balcão Virtual. A solenidade virtual foi conduzida pelo Presidente do TJ/PI, Desembargador José Ribamar Oliveira.

O Juízo 100% Digital oferece ao cidadão a possibilidade de valer-se da tecnologia para ter acesso à Justiça sem precisar comparecer fisicamente aos Fóruns, possibilitando maior celeridade na tramitação dos processos, por meio da tecnologia, bem como a redução de atrasos decorrentes da prática de atos físicos ou que exijam a presença das partes. O formato vale  também para as audiências e sessões de julgamento.

“O juízo 100% digital representa também uma grande economia para os Tribunais e jurisdicionado, com a economia de combustível para os deslocamentos aos fóruns, evita o manuseio de papéis , e assim a preservação do meio ambiente, é o mundo novo que está chegando. Juízes, servidores, advogados e cidadãos, se aproximam integralmente através da virtualização, que promete trazer eficiência e celeridade.” Destacou o Presidente do TJPI, Desembargador Oliveira durante a solenidade.

O Defensor Público Geral, Erisvaldo Marques, afirmou que o formato representa um ganho em todos os aspectos. “A possibilidade de dar celeridade aos atos processuais por meio exclusivamente eletrônico é um avanço que merece ser louvado, especialmente nesse momento de pandemia que vivenciamos, no qual é necessário o distanciamento social. O Tribunal de Justiça dá um passo significativo e a Defensoria Pública que desde o início do período pandêmico vem constatando que é possível garantir direitos a partir de ações virtuais, recebe com enorme satisfação esse avanço que irá indiscutivelmente beneficiar a população”, disse.

Estiveram presentes à solenidade o Coordenador do Opala LAB, Desembargador Olímpio Galvão; o Corregedor-Geral da Justiça, Desembargador Fernando Lopes; o Presidente da OAB/PI, Celso Barros; a Procuradora-Geral de Justiça, Carmelina Moura; o Comandante-Geral da  PMPI, Coronel Lindomar Castilho e o Presidente da  AMAPI, Leonardo Brasileiro.

Fonte: TJ/PI