O Defensor Público Geral do Estado do Piauí, Erisvaldo Marques dos Reis, participou nesta quinta-feira (23) , no Palácio de Karnak, da Solenidade de Lançamento do Programa Saúde em Dia, que tem por objetivo acelerar ações da saúde no Piauí, como vacinação e cirurgias eletivas, bem como a implantação de novos serviços em hospitais estaduais.
O Governador Rafael Fonteles anunciou que o Piauí vai zerar as filas por cirurgia até outubro deste ano e pretende ainda elevar a vacinação da população ao patamar mínimo de 90% de cobertura. “Este é um momento histórico para o Piauí. Estou feliz, como Governador, por dar de presente ao Piauí, junto com o presidente Lula, este programa de redução de filas de cirurgias e garanto que o Piauí não vai diminuir até outubro deste ano: nós vamos zerar a fila, com [quase] 15 mil cirurgias que serão feitas a mais do que o procedimento feito por mês nos hospitais estaduais nas mais diversas especialidades em todas regiões do estado”, afirmou o governador. Até outubro, serão 14.722 cirurgias eletivas, além de mais de 27 mil cirurgias de catarata”, disse o Governador.
Segundo o secretário de Saúde, Antônio Luiz Soares Santos, o Piauí tem uma demanda reprimida de filas de cirurgias com mais de 15 mil pessoas e o Governo Federal aportou dinheiro para que estados e municípios, com gestão plena de saúde, consigam realizar as cirurgias e reduzir a fila. Antônio Luiz informou que o Governador fez o aporte de R$ 10 milhões para zerar a fila por cirurgias até o mês de outubro, com a realização de 15 mil cirurgias. “A determinação do Governador é que as pessoas não esperem mais de 60 dias para ter a cirurgia realizada”, declarou.
O secretário também falou que a vacinação é outro foco do Governo. “Com a pandemia houve uma grande queda na cobertura vacinal. Anteriormente, havia uma cobertura de 90% levando em conta as vacinas que são obrigatórias e as anuais, para crianças e as pessoas que têm algum problema e devem se prevenir. Com esse programa, queremos voltar ao nível anterior, que caiu para menos de 70%”, explicou.
O Defensor Público Geral, Erisvaldo Marques, falou sobre o novo Programa. “O Programa Saúde em Dia é realmente de extrema importância pois traz para a população, especialmente aquela que se constitui como público-alvo da Defensoria, a possibilidade de acesso a serviços hospitalares que muitas vezes não conseguem, como a questão das cirurgias eletivas, evitando demoras em procedimentos que muitas vezes são essenciais para a qualidade de vida das pessoas. Também a questão da ampliação da cobertura vacinal, prevenindo que a população venha a ser acometida por inúmeras doenças é de fundamental importância”, afirmou.
Com dados da CCOM