O Defensor Público Geral do Estado do Piauí, Dr. Erisvaldo Marques dos Reis esteve reunido nesta quarta-feira (09), com o Presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Piauí, Deputado Themístocles Filho, oportunidade em que apresentou proposta para criação do Núcleo Defensoria-Alepi. Participaram do encontro o Diretor Administrativo da DPE-PI, Dr. Ivanovick Feitosa Dias Pnheiro e a Defensora Auxiliar do Núcleo de Solução Consensual de Conflitos e Cidadania, Dra. Alynne Patrício de Almeida Santos.
A proposta da Defensoria é a instalação na Assembleia de um Núcleo de Conciliação e Mediação, ampliando a quantidade de pessoas assistidas, buscando a solução para demandas em processos de Família, Causas Cíveis e Direitos do Consumidor, possibilitando soluções extrajudiciais na solução de conflitos .
O Núcleo deverá ser coordenado por Dra. Alynne Patrício, ela explica que estão sendo iniciadas as tratativas com essa finalidade. “O Núcleo Defensoria-Alepi abrangeria não só demandas do Direito do Consumidor, que hoje já existe por meio do Procon-Alepi, mas também Direito de Família, Saúde, dentre outros. Vamos ampliar o leque da Defensoria, levando mais atendimento para a população e estamos contando com um grande parceiro que é a Casa do povo, que é a Assembleia Legislativa”, disse.
O Presidente de Alepi foi receptivo à proposta. “É importante. A Assembleia se coloca à disposição para esse trabalho em parceria. É bom para a população do Piauí, principalmente de capital. Só para termos uma ideia, quantas pendências temos na Equatorial? E a Defensoria ajudando, vai facilitar a vida de muita gente. Nós não podemos prejudicar ninguém e sim resolver problemas em vários setores que a Defensoria Pública pode estender a mão junto com a Alepi para encontrar uma solução”, disse o Deputado Themístocles Filho.
“A Defensoria Pública está sempre buscando parcerias e o Poder Legislativo é muito importante nesse contexto, já que é a Casa da Cidadania que estabelece, através das leis, direitos e garantias aos cidadãos piauienses. A intenção é levar a mais pessoas os serviços da Defensoria Pública, garantindo direitos aos nossos assistidos de forma consensual”, destacou o Defensor Público Geral, Dr. Erisvaldo Marques.